Os produtos de marca própria ocupam cada vez mais espaço nas gôndolas dos supermercados do Grande ABC. Esse aumento é estimulado, principalmente, pela economia que o consumidor obtém na compra, que pode variar de 15% a 20% em comparação com os artigos das marcas líderes.
Segundo a Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), os valores desses itens são mais em conta porque as redes não têm gastos com propaganda e devido às negociações prévias feitas com os fornecedores.
Para se ter um idéia do sucesso das marcas próprias, a venda desses artigos nos supermercados brasileiros ampliou sua participação no faturamento total do setor, de 4,8%, registrado em 2006, para 5,4% em 2007.
Esse avanço de 0,6 ponto percentual na participação em faturamento significa que o total desse tipo de mercadoria comercializada subiu de R$ 5,7 bilhões em 2006 para R$ 6,7 bilhões em 2007. Ou seja, as marcas próprias venderam R$ 1 bilhão a mais nesse período.
"Para este ano, nossa expectativa é que a participação no faturamento dos supermercados aumente, no mínimo, 20%", apontou Neide Montesano, presidente da Abmapro.
SUPERMERCADISTAS - O Wal Mart é a rede que oferece mais produtos de marca própria: 12.726 itens, segundo pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), de 2007, realizada em parceria com a Nielsen.
O Grupo Pão de Açúcar, que agrega Compre Bem, Sendas, Extra, tem o segundo maior arsenal de produtos desse tipo, com 7.704 itens. Na seqüência está o Carrefour, com 5.779 itens.
Rita Oliveira, gerente de marcas próprias da rede norte-americana, assegurou que o Wal Mart projeta um incremento no mix de produtos neste ano entre 15% e 20%.
"O consumidor está comprando mais produtos que levam o nome das empresas, um dos fatores que têm contribuído para essa performance positiva é a inflação, que tem elevado o preço dos produtos, fazendo com que os consumidores optem por aqueles que estão mais em conta, mas que sejam de boa qualidade", comentou Rita.
Qualidade, segundo o gerenciador de produtos de marca própria da Coop, Gilberto Donizete, é a principal exigência dos produtos Coop Plus. A rede varejista é rigorosa na seleção dos fornecedores da sua marca.
O óleo de soja Coop Plus é fabricado pela Cargill, a mesma empresa detentora da tradicional marca Óleo Liza. O açúcar é fabricado pela NovAmérica, responsável pela produção do açúcar União e as barras de chocolates que levam o nome da supermercadista são da Cacau Show.
"A Coop Plus faz em julho 11 anos. Atualmente são expostos nas gôndolas 468 itens e a meta é chegar em 2008 com 530. Lançamos recentemente os embutidos, mas as grandes novidades serão os inseticidas em aerossol e elétrico e as lâminas de barbear de marca própria", diz Donizete.
FORNECEDOR - A Poly Epoxy, de Santo André, fabricante de produtos de limpeza automotiva, fornece produtos embalados com o nome das empresas Carrefour e Grupo Pão de Açúcar.
Do total produzido da própria marca AutoShine, 35% são destinados ao fornecimento de artigos de marca própria ou terceirização.
O diretor comercial e de marketing da Poly Epoxy, Kazuo Matsui, esclareceu que para operar nesse mercado os investimentos são expressivos por parte do fornecedor. "A capacidade de produção sofre aumento e embalamos todos os produtos", revelou.
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