Internacional Titulo
Clinton prevê armas químicas em miniatura no século XXI
Do Diário do Grande ABC
28/12/1999 | 15:16
Compartilhar notícia


A mesma tecnologia que permitiu a criaçao de computadores de mao poderá eventualmente ser aplicada na fabricaçao de minúsculas armas biológicas ou químicas que 'os maus' provavelmente tentarao usar com vários objetivos nos Estados Unidos, previu o presidente Bill Clinton. Por outro lado, o século XXI deverá trazer importantes conquistas no campo da medicina e da ciência, como a cura para alguns tipos de câncer, a tao esperada vacina contra a Aids e um tratamento de alta tecnologia para lesoes paralisantes da coluna vertebral.

"Quisera poder viver até os 150 anos. Ficaria encantado de ver o que acontecerá", disse Clinton em entrevista à rede de televisao CBS, que será transmitida esta noite durante o programa '60 Minutes II'.

A visao que o presidente tem do futuro mistura o otimismo das conquistas tecnológicas com o sentimento trágico em relaçao ao uso que a humanidade fará delas. "As forças organizadas da destruiçao tirarao o máximo proveito das novas tecnologias e dos novos desenvolvimentos científicos, tal como o fazem as sociedades democráticas", prevê Clinton, segundo a transcriçao da entrevista gravada em 22 de dezembro na Casa Branca e divulgada nesta segunda-feira pela CBS.

"Agora existem estes aparelho que te permitem usar o telefone ou a máquina de escrever e mandar mensagens eletrônicas", lembrou Clinton. "Bem, esse mesmo desenho em miniatura será aplicado às armas biológicas e químicas", acrescentou.

Em várias ocasioes deste ano Clinton referiu-se às suas esperanças de que o novo milênio traga paz, harmonia social e avanços científicos. É muito provável que mencione esses temas no discurso que fará por volta da meia-noite de 31 de dezembro no monumento a Lincoln, em Washington, e em seu último discurso como presidente sobre o Estado da Naçao, em 27 de janeiro. Segundo a porta-voz da presidência, Julia Payne, Clinton vai passar a última semana do século 20 redigindo o discurso de Ano Novo e preparando o orçamento que apresentará ao Congresso no início do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;