O governo do Estado prometeu para vereadores do Grande ABC que vai apresentar só daqui a dois meses detalhes técnicos do BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade) que ligará a região à Capital. Ontem, os integrantes da chamada frente parlamentar da região se reuniram com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para ouvir sobre os motivos de o governo João Doria (PSDB) enterrar o projeto da Linha 18 por monotrilho, mas o encontro não teve resultado prático.
A reunião com Baldy rendeu apenas explicações sobre a viabilidade financeira na troca de monotrilho por BRT. O encontro, porém, ocorreu praticamente dois meses depois de o Palácio dos Bandeirantes anunciar essa troca. “Na realidade ele (Baldy) passou para nós a questão lá do projeto do monotrilho, a questão orçamentária. Os estudos (sobre o BRT) estão sendo finalizados, o que foi passado pelo governo do Estado foi uma estimativa com base no custo por metro quadrado. Na hora em que esses estudos estiverem finalizados, a gente vai ter a oportunidade de ter acesso ao traçado, estudo técnico, de viabilidade técnica e financeira”, explicou o vereador Fábio Lopes (Cidadania), de Santo André.
O parlamentar destacou ainda que a frente reivindicou a modernização da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No início de julho, ao anunciar a troca do monotrilho pelo BRT, o Palácio dos Bandeirantes autorizou a substituição de vagões antigos por mais recentes. “Só a modernização dos vagões não resolve a questão da linha. Precisaríamos ter, de fato, a modernização total do sistema (de trens). (É um) Sistema antigo, precisaríamos modernizar tudo, as estações que sequer tem mobilidade. Ele (Baldy) disse que o objetivo é transformar a Linha 10 no padrão Metrô e que estão sendo elaborados os estudos para esta questão”, frisou.
Lopes alegou que somente após nova reunião, em 60 dias, será possível “avaliar os modais”. Além dos parlamentares, participou da reunião com Baldy o deputado estadual Thiago Auricchio (PL). (Colaborou Daniel Tossato)
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