Economia Titulo
Malan não acredita em volta da hiperinflação na Argentina
Por Do Diário OnLine
08/01/2002 | 09:06
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, afirmou nesta terça-feira que a melhor contribuição do Brasil em relação à crise argentina é oferecimento de apoio ao governo de Eduardo Duhalde e o acompanhamento “de perto” da crise. O ministro também não acredita no retorno da inflação, que assolava o país há cerca de 11 anos, quando foi instalado o regime de conversibilidade.

“Já tivemos reuniões com vários governantes de lá e precisamos ter uma visão de futuro e não a curto prazo. É do nosso interesse que eles saiam da crise. Tanto para o Brasil quanto para as empresas brasileiras”, afirmou Malan, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

Malan descarta o risco de hiperinflação no país vizinho pelo menos por enquanto. “A Argentina está em seu quarto ano de economia estagnada. Não existe pressão na demanda que leve a uma pressão maior no curto prazo. Mas não há uma fórmula mágica. A situação exige persistência e perseverança.”

O ministro demonstrou confiança na equipe economia liderada por Jorge Remes Lenicov. “ O Banco Central, que na época da conversibilidade tinha um papel passivo, reassuma sua responsabilidade no controle da inflação e na estabilidade da moeda. Há muito a ser feito. Eles têm consciência e trabalham nesta direção.

No domingo, o Congresso argentino aprovou a desvalorização em 28,5% do peso e a criação de um câmbio duplo: um fixo e um flutuante. O novo câmbio deve entrar em vigor a partir de quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;