Política Titulo
Senadores do PT recuam e retiram assinaturas da CPI dos Bingos
Do Diário OnLine
02/03/2004 | 00:51
Compartilhar notícia


Parte da bancada do PT no Senado recuou e decidiu retirar as assinaturas do requerimento que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os bingos. Sete petistas haviam aderido ao documento: Tião Viana, Cristóvam Buarque, Eduardo Suplicy, Flávio Arns, Siba Machado, Ana Júlia e Serys Slhessarenko.

Segundo informações do Jornal da Globo, a bancada do partido ainda decidiu, por unanimidade, que vai pedir ao senador Magno Malta (PL-ES) que não apresente o requerimento. Autor do pedido de CPI, Malta garante já ter 32 assinaturas para a instalação da comissão, cujo objetivo será investigar a suposta utilização das casas de bingo para a lavagem de dinheiro do narcotráfico e do crime organizado.

A orientação da bancada do PT é uma tentativa de evitar o desgaste do governo federal por conta das denúncias envolvendo o ex-assessor da Presidência Waldomiro Diniz, que filmado pedindo dinheiro ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em 2002. À época, Diniz presidia a Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), responsável pela fiscalização dos bingos fluminenses. Em troca do dinheiro, ele prometia beneficiar Cachoeira em uma concorrência pública da Loterj.

O caso gerou a maior crise política já instalada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e, a partir da denúncia, tornaram-se públicas algumas investigações que apuravam o suposto envolvimento dos bingos com a lavagem internacional de dinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;