Política Titulo Editorial
Potencial atrativo
Por Do Diário do Grande ABC
10/08/2019 | 09:58
Compartilhar notícia


Do outro lado do mundo surgiu uma das mais alvissareiras notícias dos últimos tempos. Dá conta que a gigante chinesa Huawei vai construir no Estado de São Paulo a sua segunda unidade fabril no País, com investimento de US$ 800 milhões nos próximos três anos.


A empresa, que hoje possui unidade em Sorocaba, no Interior, em que oferece 2.000 empregos diretos e proporciona outros 15 mil indiretos, busca um local para a instalação. Essa escolha se dará em decorrência do alinhamento de três fatores: logística, disponibilidade de mão de obra e condições técnicas de implantação dos novos site e fábrica.


Requisitos que colocam o Grande como potencial candidato a receber o empreendimento. No campo da logística, está situado próximo do principal porto do País (Santos), do aeroporto de Cumbica e tem acesso fácil às principais rodovias que interligam o Brasil.


Para a qualificação da força de trabalho, a região possui grandes centros universitários – públicos e privados –, capazes de atuar na formação de trabalhadores alinhados às necessidades deste segmento tão moderno. Assim como contribuir para a criação de condições técnicas para montagem do parque industrial.
Neste processo de atração de investimentos, o poder público tem a obrigação de atuar como facilitador. Ontem, por exemplo, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC deu passo importante ao formalizar a criação do Grupo de Trabalho Universidades, com a intenção de trocar experiências e interagir com as administrações municipais.


É urgente que essa relação seja acelerada e que os sete prefeitos, por meio do colegiado que une os municípios, se mobilizem para mostrar o que esta região tem para oferecer. E que marquem posição na disputa. Como disse o chefe do Executivo de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra, os municípios têm de se tornar atraentes para novas empresas e investidores. Assim, todos saem ganhando. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;