Memória Titulo
Capela de Campo Grande, história a ser contada

Cíntia Heckmann e Rogelio Garcia projetam estudar a história do Grande ABC, e escolheram como tema inicial o monumento a Bom Jesus, em...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Cíntia Heckmann e Rogelio Garcia projetam estudar a história do Grande ABC, e escolheram como tema inicial o monumento a Bom Jesus, em Campo Grande, Santo André. Ocorre que faltam elementos. Daí terem recorrido à nossa página Memória. Como a temática pode interessar a outros leitores, segue uma resenha.

* * *

Igreja de Bom Jesus da Boa Viagem. Era assim que as pessoas de Campo Grande, os moradores todos e os viajantes, chamavam este monumento que resiste junto à rodovia que liga o resto do Grande ABC a Paranapiacaba. E foi com esse nome que o saudoso Paschoalino Assumpção, natural de Paranapiacaba, conheceu a capela.

Antigamente o padre era buscado em Ribeirão Pires para dizer a missa na capela, fazer casamento, batizado.

Wanderley dos Santos cita documentos da Cúria Metropolitana de São Paulo e revela que o monumento foi erigido canonicamente em 1913. Diferente dos demais que existem no Grande ABC, possui no topo a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Suas linhas são simples. Internamente, está vazia e seu estado geral de conservação é bom, apesar da pintura descascada.

Octaviano Gaiarsa cita o monumento em seu livro "A cidade que dormiu três séculos". Segundo o autor, foi inaugurado em 6 de maio de 1912 o monumento ao Divino Redentor na estação de Campo Grande, junto à estrada de ferro.

O monumento foi tema da nossa coluna Memória na edição de outubro de 1987. Ou seja: há quase 23 anos. Cíntia e Rogelio eram crianças.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Um futuro prefeito do Grande ABC casa-se no monumento de Campo Grande.

EM 7 DE MAIO DE...

1935 - Dez famílias fundam a Colônia Mizuho, em São Bernardo.

1950 - Fundada a SE Vila Humaitá, de Santo André.

1960 - Fundado o EC Vila Noêmia, de Mauá, segundo reportagem publicada aqui no DIÁRIO em 11 de junho de 1997 e assinada pelo jornalista Divanei Guazzelli. Assim, temos três datas que indicam a fundação do clube: 7-4-1960, 7-5-1960 e 3-3-1965. Qual seria a verdadeira?

1960 - Inaugurados os refletores do Estádio Ítalo Setti, em São Bernardo.

1965 - São Bernardo abre a I Feira das Indústrias de Móveis, Decorações e Adornos.

Trabalhadores

Nascem em 7 de maio:

1914 - João Stachi. Natural de Jaú. Sócio nº 117 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da Rhodia. Residência: Avenida Andrade Neves, 875, Santo André.

1919 - Leonor dos Santos. Natural de São João da Boa Vista. Associada nº 9 do Sindicato dos Químicos do ABC. Auxiliar de laboratório da Rhodia Química. Residência: Rua Salvador de Sá, 137, Vila Santa Terezinha, Santo André.

Fonte: 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Augusto, Flávia Domitila, Gisela e Juvenal.

Na estampa, Santo Estanislau.

A greve dos 41 dias - 37º dia

Quarta-feira, 7 de maio de 1980. Nova assembléia dos metalúrgicos de São Bernardo e Diadema é realizada na Matriz da Boa Viagem. No Largo da Matriz, tumulto. Ônibus são depredados no Centro. PM lança jatos de gás lacrimejante e efetua prisões. A greve continua nas duas cidades.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 7 de maio de 1980

Manchete - Assembléia de hoje pode decidir sorte dos líderes presos.

Editorial - Agora deve prevalecer o bom senso.

Educação - Boicote a mensalidades agita alunos no Grande ABC.

São Bernardo - EMEI Bernardo Pedroso será inaugurada no próximo sábado.

São Caetano - Esburacada a Estrada das Lágrimas.

Ribeirão Pires - Em debate as áreas verdes.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - O papel das entidades de classe.

Homenagem - Josefina Celeste Angeli Zampieri eleita Mãe do Ano em São Bernardo.

Óbito - Faleceu ontem Melchior Binder, criador do famoso Restaurante Binder, de padrão internacional, em São Bernardo.

HOJE

Dia do Oftalmologista e Dia do Silêncio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;