Internacional Titulo
Abbas viaja à França e EUA para falar sobre retirada da Gaza
Por Da AFP
16/10/2005 | 14:07
Compartilhar notícia


O dirigente palestino Mahmud Abbas viajará nesta segunda-feira a Paris e depois para Washington para tentar converter a retirada israelense da Faixa de Gaza num trampolim para iniciar negociações com Israel que resolvam o conflito isralense-palestino.

Estas visitas são as principais etapas de uma viagem que também incluirá a Jordânia, o Egito e a Espanha.

Em Paris, que ele visitará pela primeira desde sua eleição à frente da Autoridade Palestina, em janeiro passado, Abbas insistirá que a França "continue desempenhando um papel positivo e eficaz na União Européia de apoio à causa palestina e ao processo de paz para alcançar uma verdadeira solução", afirmou o chefe da diplomacia palestina Naser Al Qidwa.

Depois da França, Abbas fará um parada em Madri para conversar com o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e seu ministro para Assuntos Externos, Miguel Angel Moratinos.

Em Washington, onde será recebido na quinta-feira na Casa Branca, pela segunda vez desde maio, Abbas pedirá o envolvimento dos Estados Unidos para que Israel aceite resolver as questões pendentes em relação à retirada de soldados e colonos de Gaza.

Falarão principalmente sobre o que acontecerá depois de Gaza. "Queremos medidas similares na Cisjordânia e a aplicação do Mapa da Paz", afirmou Al Qidwa.

O Mapa da Pa prevê a criação, a partir de 2005, de um Estado palestino independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;