Cultura & Lazer Titulo Comemoração
Planejando para fomentar arte no futuro

Pinacoteca de Mauá segue na celebração dos 15 anos com mostra que incluí reportagens do Diário

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
31/07/2019 | 07:49
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


São 15 anos de trabalho para fomentar o universo artístico, nesse caso, em especial, o das artes plásticas. É a Pinacoteca de Mauá, que festejou a data em dezembro com exposição vista por cerca de mil pessoas e, agora, num segundo momento, abre outra, 15 Anos Pinacoteca, para seguir com a celebração. A visitação é gratuita e pode ser feita até 23 de setembro.

“No primeiro momento destacamos os principais artistas presentes no acervo. Agora selecionamos obras com técnicas variadas, a fim de que o público tenha contato com toda diversidade do acervo”, explica Cecília Camargo, coordenadora e curadora do espaço.

Além disso, parte da mostra é ilustrada por diversas reportagens, inclusive algumas feitas pelo Diário ao longo dos anos de atividade da Pinacoteca. “Existe o campo da memória afetiva, que é construído por depoimentos e impressões. E existe a história registrada por meio de documentos. As reportagens do Diário são importantes documentos que avalizam e trazem idoneidade às informações que constroem a trajetória da Pinacoteca durante esses 15 anos”, diz Cecília. 

Há material que conta da abertura do local, sobre mostras do acervo e de exposições temporárias. “Quando temos uma reportagem sobre a Pinacoteca, a repercussão é muito positiva, ampliando o público espontâneo e fortalecendo a imagem da Pinacoteca”, reforça.

Entre as obras de arte pinceladas, o visitante encontrará gravura em metal, xilogravura, esculturas, óleo sobre tela, acrílica sobre tela, fotografia e técnicas mistas. “Os artistas selecionados têm representatividade no cenário nacional, alguns deles pertencentes à cidade de Mauá, como Aluísio dos Santos, Hans Grudzinski, Mitsunaga, Cristiane Carbone e também da região, como Pierino Massenzzi e Sandra Cinto”, revela a curadora.

Ela diz que entre as peças escolhidas, todas tem relevância como expressão dialógica e simbólica. Segundo Cecília, trabalhos de Aluísio, Mitsunaga e Grudzinski apresentam dimensão além de artística, também histórica, onde as memórias do desenvolvimento da cidade estão presentes. “Mas também considero importante obras como a escultura de Dener de Sousa, que foi premiada no Mapa Cultural Paulista de 2013 e resgata a importância da preservação do meio ambiente ao mesmo tempo em que representa a arte urbana mais atual.”

O acervo do espaço, que iniciou com 50 obras, hoje soma 300 peças, entre fotografias, gravuras, pinturas e esculturas, além de uma coleção de esboços, desenhos, pinturas e fotografias que representam o processo artístico de Daniel Ryo (artista do Interior do Estado), morto em 2010. Sua família, por meio do artista plástico e ceramista Yasuichi Kojima, doou vasto material que ainda está sendo classificado e catalogado.

“Em um País onde a Cultura é sempre desvalorizada, o grande desafio da Pinacoteca é existir”, diz, sobre a maior dificuldade que o local enfrentou em seus 15 anos. Já como conquista ela destaca a ampliação do acervo e a legitimação do aparelho cultural “como espaço de fruição da arte produzida atualmente”.

Outra novidade que o espaço celebra é que a artista plástica Maria Luiza Menezes foi sido contemplada no FAFC (Fundo de Apoio e Fomento à Cultura de Mauá), com projeto que irá digitalizar e disponibilizar o acervo da Pinacoteca.

Para o futuro, a coordenadora pensa em investir, por meio de apoios, na conservação das obras. Ampliar o acervo dos livros de arte, que hoje somam cerca de 400 títulos, também está no planejamento. Além de promover diálogos entre os artistas da cidade e da região, sobre suas produções e as interfaces que surgem dessas reflexões. “Trabalhar em Cultura é sempre resistir, principalmente em tempos como os de hoje. É usar a arte para vencer a barbárie”, encerra.

15 Anos Pinacoteca – Exposição. Na Pinacoteca Municipal de Mauá – Rua Gabriel Marques, 353 . De segunda a sexta, das 9h às 17h. Até a 23 de setembro. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;