Cultura & Lazer Titulo Pinheiros
Peça sobre Van Gogh estreia no sábado

Cartas que pintor escreveu para irmão inspiraram roteiro dirigido por Helena Fraga

Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
31/07/2019 | 07:25
Compartilhar notícia
Maurizio Manciolo/Divulgação


O artista holandês Vicent Van Gogh (1853-1890) foi considerado um louco e fracassado em vida, mas ganhou notoriedade depois da morte. Tanto que é considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Grande parte do que pensava – e registrou em cartas trocadas com seu irmão, Theo – poderão ser vistas na peça Van Gogh – A Sombra do Invisível, que estreia sábado, às 21h, no porão do Teatro Viga Espaço Cênico, em Pinheiros. A direção é de Helena Fraga.

O pintor é interpretado por João Paulo Lorenzon, que, em um solo de 50 minutos, expõe sentimentos hostis e sombrios, os vazios, medos e dores profundas de Van Gogh e, ao revelá-los, abre também espaço para o sonho, para o desejo e para a vasta produção não entendida à época que, anos depois, foi altamente consagrada. “Van Gogh foi um incompreendido, mas levanta questões atemporais, como as que vivemos na sociedade dos dias de hoje” completa.<EM>

É sobre esta força corajosa, agitada e convulsiva, nascida da mais profunda fragilidade, que se concentra a encenação. Van Gogh ao assumir suas faltas em conversa íntima com o irmão, assume também que sonha e assim alimenta força para criar. O pintor derrama a dor da solidão, da estranheza do ser, do não pertencimento, como o movimento de um furacão. Uma tormenta artística e poética que interessará estudiosos, psicanalistas, artistas e curiosos. “Queremos, de alguma forma, mexer com o espectador. Perturbá-lo e ao mesmo tempo excitá-lo. Levantar questionamentos que Van Gogh viveu e que, de alguma forma, ainda vivenciamos”, finaliza Lorenzon.

Van Gogh – A Sombra do Invisível – Teatro. No Teatro Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1.323). De 3 de agosto a 6 de outubro, de sábado (21h) e domingo (19h). Ingressos: R$ 60 (R$ 30 meia), à venda em www.sympla.com.br/vangogh.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;