Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Festa japonesa colore Santo André

Fernando Nonato/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC

19/07/2010 | 07:51


A Rua Santo André, na Vila Assunção, em Santo André, recebeu colorido especial no fim de semana. A comunidade japonesa do município realizou a 6ª Festa do Tanabata Matsuri. O evento contou com exposições e apresentações culturais, praça de alimentação com comidas típicas e diversas oficinas.

A festa foi organizada pela Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokai. O motivo é resgatar a lenda do amor entre uma princesa e um pastor. Não faltaram enfeites típicos dessa tradicional festa oriental.

Segundo a lenda, o pai da princesa, furioso com o romance, transformou os dois em estrelas. Ao perceber a tristeza da filha, o progenitor permitiu que o casal se encontrasse uma vez ao ano. A condição para que isso acontecesse era de que os apaixonados atendessem a todos os pedidos vindos da Terra. Nos dias do Tanabata Matsuri as pessoas costumam escrever os desejos em pequenos papéis e pendurá-los em ramos de bambu. De acordo com a crença, os pedidos serão atendidos no encontro das estrelas, como forma de gratidão.

Em Santo André, os desejos estavam espalhados em papéis coloridos. As pessoas escolhiam a tonalidade conforme o pedido: paz, amor, esperança, saúde, dinheiro e paixão. Cada bilhete era vendido por R$ 1.

"É tradição da cultura japonesa. Neste evento buscamos aproximar arte, culinária e música. É uma forma de resgatar a nossa história e dividir com as pessoas", disse o presidente da sociedade Eiki Kurokwa.

Parte da renda será revertida para entidades carentes da cidade. No ano passado, cerca de 7.000 pessoas participaram da festa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;