Turismo Titulo Histórico
Região de Tiradentes, em Minas Gerais, oferece passeio de Maria Fumaça
21/04/2022 | 17:58
Compartilhar notícia


As férias são sempre uma boa oportunidade para famílias e amigos curtirem um descanso e realizarem atividades diferentes. Uma opção que combina entretenimento e acesso a um pedaço da história do Brasil é o passeio de Maria Fumaça, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Divulgação
Passeio de Maria Fumaça é opção nas férias de julho | Divulgação
Passeio de Maria Fumaça é opção nas férias de julho

Passeio de Maria Fumaça 

O passeio de Maria Fumaça em Minas Gerais tem uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda roda em bitola de 76 cm. Ela percorre o caminho entre São João Del Rey e Tiradentes.

Durante o percurso de 12 quilômetros, o trem, com capacidade para transportar até 250 passageiros, passa pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas. Cada passeio dura cerca de 50 minutos.

LEIA MAIS: VIAGEM ESPETACULAR DE TREM PELA ÁFRICA LEVA A LUGARES EXÓTICOS
AS ESTAÇÕES DE TREM MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO

Acessibilidade

A Maria Fumaça conta com um vagão modificado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

História da Maria Fumaça em Minas Gerais

A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século 14. A estação de São João Del-Rey é uma atração à parte. No prédio, também construído no século 14, funciona o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região.

Um dos principais atrativos da região, a locomotiva a vapor roda normalmente nas sextas-feiras, sábados e domingos. Desde 2001, a Ferrovia Centro Atlântica é responsável pela manutenção e operação das estações de São João Del-Rei e Tiradentes.

Serviço

Os turistas poderão fazer as tradicionais viagens diariamente entre os dias 21 e 24 de abril (Tiradentes). Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui.

As tarifas do passeio de Maria Fumaça custam R$ 70 somente ida e R$ 80 para ida e volta. Estudantes com carteirinha válida, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia-entrada. Os horários variam conforme o dia da semana.

A venda de passagens será feita por meio das bilheterias, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, clique no link do Guichê Virtual, para ser direcionado ao site responsável pela venda de passagens do trem turístico.

Capitais dos estados brasileiros

Rio de Janeiro e São Paulo são algumas das cidades mais visitadas por turistas no País. Quem deseja sair desta ponte aérea e curtir outros lugares pode explorar as capitais dos estados brasileiros. No total, são 26 cidades, além do Distrito Federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;