Na abertura da campanha, no último sábado, os exames foram realizados em três locais: no Centro de Saúde, no Centro de Convivência da Terceira Idade João Nicolau Braido e na UBS Nair Benedict. A partir desta segunda-feira, o atendimento passa ser nas UBSs e nos centros de saúde, das 8h às 17h. Os endereços podem ser obtidos pelo telefone 4232-9400, da coordenação. A campanha não atenderá nos dias 17 e 21 devido aos feriados de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes. A ajudante geral Magdalena Ribeiro, 39 anos, aproveitou o último sábado para fazer exames de prevenção no Centro de Saúde do município. “Passei aqui só para fazer um exame de rotina”, disse.
Auto-exame – No atendimento, as pessoas recebem folhetos explicativos que mostram como realizar o auto-exame, pelo menos uma vez por mês. Segundo a responsável técnica operacional de Coordenação Odontológica, a dentista Cíntia Regina Anunciato Martins, com o toque das mãos as pessoas podem perceber o surgimento de nódulos na região do rosto, pescoço, lábios, gengiva e língua. Também é possível notar alterações no tom da pele ou surgimento de manchas que não cicatrizam após duas ou três semanas, sinal que indica a necessidade de uma avaliação médica ou de um dentista. “As pessoas também devem ficar atentas a cáries e próteses mal adaptadas, que podem causar lesões na boca.”
Segundo Cíntia, entre as pessoas com maior predisposição para doença estão homens acima dos 40 anos, que sejam fumantes e consumidores de álcool. Estas duas substâncias enfraquecem o sistema imunológico. O folheto da campanha diz que o fumo, por exemplo, possui 60 substâncias químicas que podem provocar a doença.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.