Cultura & Lazer Titulo
Livro declara guerra à ressaca
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
25/12/2004 | 15:58
Compartilhar notícia


Homenzinhos verdes revirando o estômago e fazendo rodar a cabeça estão com os dias contados. Está nas livrarias O Guia Definitivo da Ressaca (Senac São Paulo, 196 págs., R$ 35), do inglês Richard Drunkard. A obra traz várias receitas e dicas para enfrentar as terríveis horas do “dia seguinte”. O clima do texto é de muito bom humor, reforçado pelas ótimas ilustrações do cartunista Gilmar Barbosa, de Santo André.

O autor começa dissecando os quatro tipos de ressaca que diz conhecer. A paracetamol é a mais branda, com um comprimido e um copo d’água dá “para disfarçar razoavelmente na frente do chefe”. A ressaca de talento é aquela que desmoraliza, mas logo faz as idéias saltarem com facilidade. Segundo Drunkard, esta ajudou muito a Ernest Hemingway, Oscar Wilde, Bocage, Baudelaire e Paul Verlaine.

O tipo dinamite deixa o bebedor acordar bem e só age cerca de duas horas depois. Por fim, há a ressaca dantesca, a pior de todas, aquela que “leva você às profundezas do inferno”.

Nesta época de festas de fim de ano qualquer um pode cair numa dessas subdivisões. Para prevenir a ressaca, as dicas são poucas. Algumas delas: Comer gordura antes para forrar o estômago, comer alimentos rico em amido (batata, arroz) enquanto bebe, tomar água para não desidratar.

Capítulos como “Por que temos ressaca?” e “Previna-se: saiba mais sobre a alcoolciência” oferecem interessantes e úteis informações aos amantes da bebida. Por exemplo, por que não é bom dormir extremamente bêbado? “Quando você dorme, o metabolismo se desacelera; por isso, seu organismo vai levar mais tempo para processar e livrar-se de todas aquelas toxinas”.

Piadas, citações e provérbios entremeiam as receitas que o autor conheceu em vários países. Sucos, caldos e até um roteiro para uma semana de desintoxicação estão entre as fórmulas para combater a ressaca. No Brasil, o autor diz ter conhecido o “milagroso” Engov, que costuma usar quando abusa da caipirinha.

Logo no começo, após a apresentação, o autor adverte: “Não se esqueça, porém, de que as idéias contidas neste livro representam apenas sugestões bem-humoradas que não devem ser seguidas sem orientação médica”.

Se alguma coisa ainda pudesse ser acrescentada ao livro... Uma definição: Ressaca é uma equação de ação e reação, paga-se com mal-estar a alegria da noite anterior. Receita rápida: uma latinha de guaraná bem gelada (o refrigerante deve ser ingerido em goles sucessivos – o arroto neste caso é uma necessidade).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;