Internacional Titulo
Fundação Anne Frank saúda Wiesenthal pela luta contra nazistas
Por Do Diário OnLine
Com AFP
20/09/2005 | 10:21
Compartilhar notícia


A Fundação Anne Frank de Amsterdã (Holanda) saudou nesta terça-feira a "força viva" da caça aos nazistas que representava Simon Wiesenthal, que morreu nesta terça-feira em Viena, aos 96 anos.

"Simon Wiesenthal, sobrevivente dos campos de concentração, era a força viva responsável pela perseguição e a prisão de inúmeros criminosos de guerra", afirma a fundação em um comunicado.

"Depois de anos de perseguição, localizou Karl Joseph Silberbauer", oficial da Gestapo que prendeu a família de Anne Frank em 4 de agosto de 1944 em Amsterdã.

Adolescente judia alemã nascida em Frankfurt, em 1929, Anne Frank se refugiou em 1933 na Holanda com sua família. Em 1942, com a invasão do país pelos nazistas, a jovem viveu escondida durante dois anos no "anexo" do apartamento de seus pais.

Escrito em holandês durante esses terríveis anos, seu diário, publicado no mundo todo, dá o testemunho dos sofrimentos pelos quais passaram as vítimas do nazismo.

Denunciada, Anne Frank e seus parentes foram deportados. Ela morreu em 1945 no campo de concentração de Bergen Belsen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;