Setecidades Titulo Época de frio
Doações de agasalhos têm até 15% de perdas

Prefeituras organizam arrecadação com chegada do frio e fazem apelo por roupas e calçados em bom estado

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
13/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A queda nas temperaturas no último fim de semana não deixaram dúvidas sobre a chegada do inverno. Com os termômetros marcando até 7,4°C, o menor registro do ano na região, é cada vez mais necessária a doação de agasalhos. No entanto, durante a triagem realizada pelas equipes, o índice de peças sem condições de uso chega a até 15% em Diadema. Os organizadores da campanha fazem apelo pela doação de itens em bom estado de uso e pelo envio de blusas, calças, mantas e cobertores. Desde o dia 20 de maio, lançamento da campanha no Estado de São Paulo, já foram arrecadadas mais de 100 mil peças em todo o Grande ABC.

Em Santo André, as doações podem ser entregues em um dos 344 pontos espalhados pela cidade (veja relação no site da Prefeitura http://twixar.me/0vG1). A administração não informou quantas peças já foram arrecadadas, mas em visita ao local em que trabalha a equipe de triagem do programa Santo André Solidário, a equipe do Diário encontrou diversas caixas e sacolas cheias de roupas. “Ao longo dos anos, aqui na cidade, a gente tem notado que cada vez mais os itens doados estão em muito bom estado. Isso para a gente é uma grande conquista”, explicou a coordenadora da campanha na cidade, Denise de Oliveira Masselco. O município conta com 70 entidades assistenciais cadastradas e também realiza doações em núcleos habitacionais. As instituições que atendem população em situação de rua já começaram a receber os itens.

São Bernardo também não divulgou quantas peças já foram arrecadadas, mas a administração estima que neste ano será superada a marca de 2018, quando 152 mil peças foram doadas. O volume total será divulgado ao fim da mobilização, na segunda quinzena de agosto. Nesta edição, são 115 pontos cadastrados para o recebimento de doações espalhados pela cidade, cujos endereços podem ser conferidos na página da campanha: http://twixar.me/54G1. A média anual é que cerca de 10% dos itens doados não possam ser utilizados.

Diadema já arrecadou 37 mil peças nos postos instalados em todas as escolas e creches municipais e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além das empresas Toyota, Davene, Supermercado Coop, Atacadão Max, Biodem, Shopping Praça da Moça e Pizzaria Nova Genova. A maior parte já foi entregue a quatro instituições da cidade e para a Cruz Vermelha. O município concentra o maior índice de doações que não podem ser aproveitadas, 15% do total. 

Em Ribeirão Pires, a campanha já recebeu 38 mil itens, mas a administração não informou o percentual do quanto é rejeitado. A lista dos postos de entrega pode ser conferido no site da Prefeitura (http://twixar.me/s4G1) e a mobilização segue até setembro. 

Rio Grande da Serra arrecadou 9.900 peças, das quais apenas 150 não puderam ser aproveitadas. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Helenice Arruda, afirmou que esse é o menor percentual de peças sem condições de uso e que na cidade, devido ao grande número de pessoas em situação vulnerável, a campanha segue durante todo o ano. “Já iniciamos as doações para algumas comunidades. Esse trabalho é contínuo e se intensifica no inverno”, explicou. “Neste momento, a gente precisa mais de cobertores e mantas”, completou. 

São Caetano não informou os dados até o fechamento desta edição.

Consórcio Intermunicipal retoma campanha após um ano

Devido às baixas temperaturas dos últimos dias e a previsão para tempo frio ainda nas próximas datas, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC retomou este ano a participação na campanha do agasalho. A ação foi lançada na última quarta-feira, após hiato de um ano – a última mobilização regional encampada pelo colegiado foi em 2018. 

A sede da entidade regional (Avenida Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André) está recebendo doações de peças de roupa que serão encaminhadas à população em situação de rua por meio dos serviços municipais de assistência social das sete cidades. 

Para facilitar aos que trabalham em horário comercial, as doações podem ser entregues em horário estendidos (das 7h às 19h), inclusive aos fins de semana. 

O Consórcio conta com estrutura física, incluindo amplo estacionamento, para receber grandes quantidades de doações. 

Cidades intensificam abordagem de pessoas em situação de rua

Com as baixas temperaturas, as cidades têm intensificado o trabalho de abordagem à população de rua. Na manhã do último domingo, morador de rua foi encontrado morto na Rua Almada, em Santo André, sob suspeita de que seu óbito tenha sido causado pelo frio. Na cidade, foi colocada em ação a Operação Inverno, com equipes de abordagem que percorrem a cidade durante toda a noite e madrugada em busca das pessoas em situação de rua. O município oferece 140 vagas em abrigos, no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e ainda no Ginásio Pedro Dell’Antonia, que está preparado para abrigar outras 50 pessoas. Cerca de 200 indivíduos foram acolhidos nos últimos dias.

Em São Bernardo, existem 180 vagas para acolhimento, sendo 150 na casa de passagem, no Centro, e outras 30 na moradia provisória do bairro Riacho Grande. Durante todo o inverno, a administração realiza a Operação Cobertor que Salva, que amplia o número de vagas para pernoite para 230. Durante o fim de semana, quando foram registradas as temperaturas mais baixas do ano na região, foram 77 abordagens, 26 encaminhamentos para pernoites e três para serviços de saúde. 

São Caetano cadastrou 70 indivíduos, no último ano, transitando pelas ruas da cidade. A administração não informou quantas vagas estão disponíveis em albergues, mas destacou que lançou o programa Inverno Seguro e que o telefone SOS Cidadão 156 (0800 7000 156) pode ser acionado sempre que alguém encontrar uma pessoa em situação de rua para que seja encaminhada a atendimento social e abrigamento.

Mauá tem realizado a Operação Calor Humano e durante a noite, agentes abordam pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento no albergue municipal e doar cobertores para que todos se protejam do frio, Também há espaço para os animais de estimação dos abrigados. O albergue ainda disponibiliza jantar e café da manhã para todos. 

Ribeirão Pires oferta 40 vagas na casa da acolhida, que há 15 anos mantém parceria com a administração municipal. Além de espaço para dormir, se alimentar e tomar banho, os atendidos têm à disposição outros cuidados, como apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. O serviço pode ser acionado pelo telefone 4829-3090. A casa da acolhida está situada na Rua Eraldo Nascimento de Paula, Vila Bonita. As outras cidades não responderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;