Economia Titulo
Comércio e serviços criam 31 mil vagas na região
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
18/12/2004 | 14:33
Compartilhar notícia


Os setores de comércio e serviços – pessoais e empresariais – foram os que mais geraram empregos no Grande ABC neste ano. Do saldo de 48,4 mil vagas abertas na região de janeiro a novembro, 30,9 mil estão nesse setor, o que representa 63,8% do total. Em novembro, por conta principalmente do aquecimento provocado pelas festas de fim de ano, essas áreas criaram 4,7 mil postos de trabalho.

Os serviços básicos de limpeza, segurança, alimentação e telemarketing são apontados como os que mais geram empregos nos municípios da região. Segundo o coordenador do Observatório Econômico de Santo André, Marcos Cesar Barros Lopes, a qualidade dos empregos é o mais importante. "A região precisa atrair empresas de serviços especializados e de maior valor agregado, com salários mais altos e mão-de-obra especializada", diz. Os serviços prestados à indústria foram os que mais se desenvolveram neste ano, na esteira do crescimento da produção do setor.

São Bernardo foi o município do Grande ABC com maior saldo de vagas nos segmentos de comércio e serviços, com 11,7 mil postos de trabalho. O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Hermes Soncini, destaca os subsetores de transporte e logística, além de informática. "Em 2005, a perspectiva é continuar nesse ritmo, pois o mercado interno ainda tem muito a crescer", diz.

São Caetano ocupa a segunda posição no ranking da região com saldo de 8,3 mil vagas no acumulado do ano e 796 em novembro. Além dos chamados serviços básicos, o diretor de Desenvolvimento Econômico da cidade, Jerson Ourives, lembra o crescimento do setor de informática e tecnologia. Para Ourives, o bom desempenho dos serviços está diretamente ligado à reação do setor industrial da cidade, especialmente da General Motors.

Saúde e educação são apontados como os segmentos que mais se desenvolvem em Santo André, que acumulou 6,5 mil postos de trabalho nos setores de serviços e comércio neste ano. Em Diadema, foram 1,2 mil no comércio e 1,4 mil em serviços. "O tamanho da população e a renda são determinantes para o setor de serviços. Por isso, esses municípios geraram menos empregos no setor", afirma Marcos Cesar Barros Lopes, do Observatório Econômico de Santo André.

A tendência para os próximos meses aponta para o aumento do nível de emprego nos dois setores, embora, após as festas de Natal e réveillon, o comércio arrefeça e apresente queda no nível de empregos no início de ano. No emprego formal, objeto das informações do Caged, a mudança deve ser sutil.

Salários – Alexandre Gaino, gerente da Innova Santo André, incubadora de empresas e projetos de informática, diz que o segundo semestre foi bom para o segmento. A incubadora é voltada para serviços empresariais avançados, como a criação de softwares. Somente entre as dez empresas incubadas, foram criados 12 postos de trabalho nos últimos meses, incremento de 30% sobre o ano anterior.

"São micro e pequenas empresas. A mão-de-obra é qualificadíssima e os salários são altos", conta. Gaino lembra que o potencial para este tipo de serviço é enorme na região. "Surgiram muitas empresas e ainda há muito mercado a ser explorado", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;