Fechar
Publicidade

Domingo, 17 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Seis dicas práticas para se proteger
de ataques na internet

Da Redação, com assessoria

27/06/2019 | 12:18


Em terra virtual, quem não teve seus dados violados em crimes cibernéticos é rei. Situações como ameaças, fraudes, ofensas, extorsões e assédios sexuais, por exemplo, ocorrem 54 vezes por minuto, no Brasil, de acordo com pesquisa feita pela Symantec. Para ajudar você a aumentar sua segurança na internet, Adriano Krzyuy, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), dá algumas dicas. Confira!

Leia mais
Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers
Brasileiros preferem ter casa ou carro roubados a ter redes sociais hackeadas
Cursos ensinam sobre ciberataques e mostram como se prevenir

Endereço

Hoje, os sites têm a possibilidade de contratar, com seus provedores, os Certificados de Segurança. Assim, cada usuário pode saber se o endereço que está acessando é seguro. Basta ver se o link começa com https. O “s” significa que o ambiente foi verificado e é seguro.

Senhas

É necessário criar senhas fortes, que contenham letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais (como asteriscos, traços, acentuações). Também evite utilizar a mesma sequência para todos os seus cadastros e, troque, pelo menos, uma vez por semestre.

Antivírus

Sempre mantenha seu antivírus ativo e com verificação automática, independentemente do seu dispositivo. Desta forma, quando houver alguma ação suspeita, o programa irá detectar e remover a ameaça. Paralelo ao programa, ative o firewall para impedir a invasão de códigos maliciosos.

Salve arquivos em vários lugares

Guardar seus principais arquivos, documentos e informações em mais de um local dificulta que você perca os arquivos. Armazenamento em nuvem, pendrives e HDs externos são as opções mais indicadas.

E-mails

Acesse as mensagens eletrônicas apenas de fontes confiáveis e conhecidas. E lembre-se que, raramente, bancos entrarão em contato por e-mail solicitando alguma ação.

Conexões

Ao conectar seu dispositivo à internet, sempre utilize redes Wi-Fi seguras, pois elas também podem ser alvo de algum ataque cibernético.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Já que o assunto é segurança, relembre boatos que se espalharam pela internet – e se proteja para não cair de novo:

<

>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;