Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Dia dos Namorados: 50 mil pessoas já foram vítimas de golpe que promete perfume grátis

Da Redação, com assessoria

12/06/2019 | 08:18


O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou dois golpes que utilizam de forma fraudulenta a marca O Boticário para oferecer falsos kits de perfumes em comemoração ao Dia dos Namorados. Em apenas dois dias, mais de 50 mil pessoas foram afetadas pelos ataques. Por hora, são registrados, pelo menos, 1.500 novos acessos às fraudes.

Leia mais
Dia dos Namorados: 5 floriculturas que fazem entregas para todo o Brasil
30 filmes na Netflix para assistir no Dia dos Namorados
Sozinho no Dia dos Namorados? Conheça apps de paquera para todos os estilos

Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a responder uma breve pesquisa, e, posteriormente, compartilhar o link malicioso com cinco contatos ou grupos para ter acesso ao suposto kit de perfume. Depois do compartilhamento, o usuário é induzido a fornecer dados pessoais e, por fim, é direcionado a páginas falsas para fazer downloads de apps infectados com malwares.

“O Boticário tem sido alvo constante de hackers em golpes no WhatsApp. Aliás, já se tornou comum que cibercriminosos se aproveitem de empresas famosas ou que, frequentemente, realizam ações promocionais, para criar ataques quase idênticos a promoções verdadeiras. Além disso, é com a aproximação de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, que mais iscas são lançadas na internet. Todas essas estratégias acabam potencializando o golpe e, consequentemente, o número de pessoas afetadas aumenta”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para não cair em ataques como esse, o especialista afirma que é essencial o usuário tomar algumas medidas de segurança. Entre elas: sempre checar se o link é verdadeiro ou não, e utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais. Além disso, é importante ficar atento a promessas muito vantajosas ou preços muito abaixo do valor original, pois há grande probabilidade de ser um golpe.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Você não precisa se arriscar para ganhar um presente no Dia dos Namorados. O 33Giga reuniu sugestões tecnológicas a partir de R$ 30. Confira:

 
 

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;