Memória Titulo
O centenário da Matriz de São José: 1911 a 2011

Iniciamos a Semana Ribeirão Pires, que coincide com a abertura das comemorações do centenário da Paróquia São José

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Iniciamos a Semana Ribeirão Pires, que coincide com a abertura das comemorações do centenário da Paróquia São José (1911 - 2011), ocorrida ontem à noite. E apresentamos o logotipo da Semana, idealizado por Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário, com base no brasão e bandeira da cidade.

Oficialmente, a Paróquia São José foi criada em 21 de dezembro de 1911, juntamente com a Paróquia de Santo André. Portanto, até 21 de dezembro deste ano, muito se fará em Ribeirão Pires (e também em Santo André) para celebrar os dois centenários. As duas paróquias foram as primeiras criadas em 100 anos na região. A primeira foi a da Boa Viagem, em São Bernardo (de 1812).

"Da migração à missão" é o lema do centenário da Matriz em Ribeirão Pires.

PRIMEIRO VIGÁRIO
Padre Francisco Zanotti. Assumiu na data da criação da paróquia, em 21 de dezembro de 1911.

PAROQUIANOS
A Paróquia São José possuía 7.500 paroquianos em 1913, o que cobria a linha Ribeirão - Rio Grande - Campo Grande - Paranapiacaba.

CAPELAS
O livro de tombo da Paróquia São José registra várias notícias redigidas pelo padre Francisco Navarro, que assumiu em 14 de setembro de 1913.

Padre Navarro relaciona as capelas existentes na paróquia e que foram por ele visitadas em 1914:

* Igreja do Senhor Bom Jesus (Alto da Serra - Paranapiacaba).

* Igreja de Nossa Senhora do Pilar (Pilar Velho).

* Capela-monumento de Jesus Redentor (Campo Grande)

* Capela de Santa Cruz (Rio Grande, hoje da Serra).

* Capela de Santa Cruz (Ribeirão Pires).

* Capela de Sant'Ana (Ribeirão Pires)

CAMPO GRANDE
Registra o padre Navarro que o monumento em Campo Grande foi construído por iniciativa do padre Luiz Capra, "angariando esmolas e gastando também do seu bolso". Diz o sacerdote que a inauguração do monumento ocorreu em 18-4-1913, o que contraria informação citada por Octaviano Gaiarsa. Em "A cidade que dormiu três séculos", Gaiarsa informa que o monumento foi inaugurado em 6-5-1912.

LAMPIÃO
A primeira aquisição pela paróquia feita pelo padre Navarro foi um lampião "de nova invenção com força de 400 velas, chamado lâmpada Aladdin". Custou 212 mil réis, dos quais 70 mil réis foram oferecidos pelo vigário e o restante pelos paroquianos, em subscrição.

legenda da foto: Em 1923, uma quermesse em frente à antiga Matriz de São José: era pároco o padre Carlos Porrini

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 13 de março de 1981

DESTAQUE - Metalúrgicos indicarão quem irá às negociações.

COSTUMES - Povo arma-se com tropas particulares; crescem ocorrências criminais no Parque Anchieta, em São Bernardo.

EDUCAÇÃO - Alunos da EE de Camilópolis elegem o jurista Dalmo de Abreu Dallari como patrono.

EDITORIAL - Como criar um Congresso forte.

PRIMEIRO PLANO (Eduardo Camargo) - Otimismo na indústria pneumática.

COMES & BEBES (Marcello Mont Serrat) - No Tuttipasta (São Caetano), conheça as suas saborosas especialidades; o Binder (São Bernardo), sem Melchior, resistindo ao tempo.

EM 13 DE MARÇO DE...

1913 - Francisco Baraldi nasce em São Bernardo. Noventa e oito anos hoje e leitor assíduo de MEMÓRIA, segundo a neta Alessandra.

1931 - Aberta concorrência pública para o calçamento da Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo. Calçada com paralelepípedos, foi a primeira via pública do Grande ABC a receber tal melhoramento.

1971 - Iniciada a pavimentação da Rodovia dos Imigrantes.

TRABALHADORES

Nasce em 13 de março:

1900 - Geralda Feliciana de Souza, de Aparecida. Operária da CBC ( Companhia Brasileira de Cartuchos).

FONTE: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Cristina, Eufrásia, Modesta, Nicéforo, Patrícia e Rodrigo. Santa Eufrásia, religiosa que viveu na Ásia Menor (380 - 420).

FONTE: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: paulinas.org .

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Guiomar Brazão Granziera, 96. Nascida em 5-2-1915 em São Paulo (SP). Dia 8, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, Vl Assunção.

Herminia Collucci, 80. Natural de Santo André. Dia 9. Cemitério do Curuçá.

Edson Santos Rodrigues, 35. Natural de Senhor do Bom Fim (BA). Dia 8, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO

Isaura Garcia Maria, 92. Nascida em 10-3-1918 em Palmeiras (SP), filha de José Garcia e Sebastiana Farjado. Dia 8. Cemitério da Paulicéia.

Vandelino Silva dos Santos, 62. Natural de Poções (BA). Dia 9. Cem. da Paulicéia.

MISSA -YONNE SOPHIA FORCELLINI, jornalista e escritora. 7º dia. Hoje (domingo), às 9h15, na Igreja São João Batista (Matriz Riacho Grande). Rua Ivai, 200

SÃO CAETANO

(Cemitério da Cerâmica)

Maria do M. Vilar de Melo, 84. Dia 28.

Adelcio Rossinholi, 76. Dia 3.

Ronaldo Gonçalves, 74. Dia 5.

José Francisco de Moura, 69. Dia 3.

Nádia Sutecas Jeromel, 50. Dia 4.

DIADEMA

Gilberto Pires Barbosa, 54. Natural de Araçatuba (SP). Filho de Marcolino Pires Barbosa e Aurinda Pereira Barbosa. Dia 10, em S.Bernardo. Cemitério Vale da Paz.

MAUÁ

Ruth Lourenço Val, 82. Natural

de São Paulo (SP). Dia 9, em

São Bernardo. Cemitério de

Vila Vitória.

DELAIDE MARIA VENZOL PINTO (Dona Nica)
(São Bernardo 29-3-1925 - 9-3-2011)

Jovem, são-bernardense, sempre feliz e radiante, Adelaide pegou firme no batente e trabalhou como empregada doméstica em casas de famílias ricas da então Vila de São Bernardo. Sempre alto astral. Depois, seguiu a sina das moças do lugar: trabalhar em tecelagens.

Passou pelas fábricas Pelosini e Bruno Ronchetti, mesmo depois de casada com o marceneiro Luiz Donato Pinto, com quem teve três filhos, Silvio (o Pintinho), Salete e Sérgio (o Picuru).

"Minha mãe foi a mulher mais feliz da face da terra. Amava tudo. Trabalhadeira, sempre alegre, boa mãe, avó e bisavó. Adorava passear, viajar, ajudar a todos. Estava sempre em supermercados, buscando as melhores ofertas", narra a filha Salete, que com 13 anos foi levada pela mãe a trabalhar em tecelagens.

Filha de Isidoro Venzol e Amélia Dalécio Venzol, de duas famílias fundadoras do Núcleo Colonial de São Bernardo, dona Nica partiu aos 85 anos - no mês em que faria 86. Era viúva - Sr. Luiz faleceu aos 55 anos. Ela deixa quatro netos e três bisnetos. A missa de 7º dia será celebrada terça-feira, às 19h, na igreja São José, em Vila Baeta Neves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;