Setecidades Titulo Saúde pública
Pacientes reclamam de demora em farmácia de alto custo do Mário Covas

Tempo para atendimento inicial superava três horas; governo alega movimento 25% maior do que a média

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
06/06/2019 | 20:16
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Duas semanas após o governo do Estado iniciar a distribuição de medicamentos de alto custo em São Bernardo, descentralizando o serviço que até então era feito apenas em Santo André, os pacientes da farmácia de alto custo do Hospital Estadual Mario Covas voltaram a sofrer com a demora no atendimento. Pacientes relataram espera de até três horas apenas para o atendimento inicial.
O contador aposentado Wagner Machado de Barros, 64 anos, foi até a farmácia retirar medicamentos para a esposa, que realiza sessões de hemodiálise. “Estou há quase três horas aguardando, e nem confirmaram se tem a medicação”, reclamou. “A maioria das pessoas aqui é idosa, todos têm direito a atendimento prefencial, mas não tem mais nem lugar para sentar”, completou. Morador de São Bernardo, Barros aguarda a possibilidade de retirar na sua cidade os medicamentos da esposa.
Questionada sobre o aumento na espera pelo atendimento, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que a farmácia de alto custo de Santo André, localizada no Hospital Mário Covas, atendeu 25% mais pacientes do que a média diária. “Cerca de 2.500 pessoas compareceram à unidade nesta quinta-feira, 6 de junho”, destacou em nota.
A pasta justificou que, embora haja agendamento prévio, muitos pacientes retornam em dias não agendados, como ocorreu ontem. “Seguir o cronograma é fundamental para o bom funcionamento da unidade e conforto dos usuários.” A nota segue relatando que a unidade fornece mais de 200 itens diferentes e atende todos os que necessitam retirar medicamentos. “Há aproximadamente 400 cadeiras para garantir conforto aos pacientes e 23 guichês para atendimento e também atendimento prioritário para idosos.”
“No mês de maio, a Secretaria de Estado da Saúde inaugurou, em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo, a farmácia no Poupatempo do município. O novo ponto vai fornecer remédios de alto custo aos moradores da cidade, que será piloto do projeto de descentralização da entrega de remédios. A medida vai beneficiar 13 mil pessoas e contribuirá para otimizar o atendimento ofertado pela unidade do Mário Covas.”, concluiu o comunicado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;