Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Químicos, 80 anos. Uma festa no Palestra

Química no Trabalho e o Mundo do Trabalho, Democracia e Participação:vencedores dos dois concursos serão conhecidos hoje


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

01/06/2019 | 07:00


O Palestra de São Bernardo foi fundado em 1935, o Sindicato dos Químicos do ABC, em 1938. Duas entidades de resistência.

O Palestra Itália de São Paulo precisou mudar de nome por causa da guerra. Virou Sociedade Esportiva Palmeiras. 

O Palestra Itália de São Bernardo resistiu. Provou que a palavra ‘Palestra’ nada remete à Itália do Eixo, inimiga do Brasil. Convenceu os brutamontes do Estado Novo. E Palestra é até hoje.

Os Químicos, com a força dos pioneiros, mantiveram a atuação regional, diferentemente dos Metalúrgicos, por exemplo. O governo central não admitia que uma categoria abrangesse uma base territorial mais ampla. Era preciso dividir os trabalhadores em vários sindicatos, para enfraquecê-los. Os Químicos mantiveram – e mantêm – a homogeneidade até hoje. São do ABC, do Grande ABC.

E neste sábado os Químicos se encontram no Palestra para celebrar esta história. Dois órgãos distintos que já começam a pensar no centenário que virá.

A festa dos Químicos no Palestra começa às 10h e não tem hora para terminar. Mil atrações, entre elas, a divulgação dos vencedores de dois concursos, o de redação (Química na Escola); o de escultura (O Mundo do Trabalho, Democracia e Participação).

As novas gerações se encontrando, e desenhando o que será o futuro neste Grande ABC que surpreende. Sempre.


A pureza de Muibo César Cury

Texto: Milton Parron

Vamos apresentar, neste fim de semana, um Memória que toca fundo o meu coração. É com Muibo César Cury, um profissional que trabalhou mais de 50 anos na Bandeirantes. 

Começou e terminou aqui. Morreu há alguns anos, mas é, como dizia Getúlio Vargas, o ausente mais presente nesta casa. Sua figura é sempre evocada, de um caráter exemplar, um irmão, aquele mais velho, que aconselha e protege. 

Muibo César Cury, um ser humano dos mais puros que eu conheci em toda minha vida. Atuou no rádio e na televisão. Locutor, animador de programas de auditório, apresentador também em shows em circos, teatros, praças públicas e, principalmente, era o tio querido de todos nós, sempre disponível, sempre bem-humorado, com uma gigantesca bagagem profissional e uma disposição invejável para orientar os que se iniciavam na carreira. 

Muibo dizia costumeiramente que o caminho mais longo e mais tortuoso é o mais gratificante para se chegar ao objetivo. Os atalhos, quase sempre, não levam a lugar algum e quando levam, não enobrecem. Pelo contrário. Denigrem. 

Sua voz marcante ainda reverbera nos ouvidos de quem acompanhou a programação da Bandeirantes entre as décadas de 1950 e 1990, dublando personagens no Patrulha Bandeirantes, recordista de audiência, ou apresentando o emblemático Varig é Dona da Noite, ainda os sertanejos Na Beira da Tuia e Na Serra da Mantiqueira.

Deixou cantorias em disco, porque também compunha (João de Barro é dele e do Ted Vieira).

Cantava, tendo formado dupla com Barreto – Barreto e Barroso –, como esquecer? Para quem o conheceu, sugiro que ouçam para amenizar a saudade, e, para os que não conheceram o Muibo fora dos microfones, uma boa oportunidade para entender o que significa a expressão ‘pureza de alma''. 

EM PAUTA – Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A vida e obra de Muibo César Cury. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de junho de 1989 – ano 32, edição 7080

MancheteNuma decisão tão rara, que a última delas aconteceu 40 anos atrás, a mesa da Câmara cassou o mandato do deputado federal Felipe Cheidde, de São Bernardo, com base na Constituição, por ter faltado a mais de um terço das sessões

Diadema – A prefeitura inaugura no próximo dia 24 o Centro Cultural do Jardim Campanário, que funcionará no antigo Canil Municipal (Rua Eduardo Matos, 23).

Primeiro Plano (Ivone Santana) – A Chocolates Pan, de São Caetano, não abastece mais o mercado de São Paulo. Segundo o diretor de Marketing, Osmar Luís Molezini, muitos produtos só dão lucro se vendidos a outros Estados.

Em 1 de junho de...

1914 – Interrompido o trânsito da Estrada do Vergueiro para a demolição da velha ponte do Rio Grande, em São Bernardo, que ameaça ruir. Uma nova ponte deverá ser construída e entregue em uma semana.

1919 – Amistoso intermunicipal de futebol: o Corinthians, de Santo André, recebe o América do Sul, da Capital.

- Amistoso no Rio de Janeiro: no campo do Fluminense, combinado de Argentinos x Combinado de Brasileiros, em benefício da família do goleiro uruguaio Roberto Chery, do Penharol e da Seleção do Uruguai, morto durante o Sul-Americano.

- Circula o número 1 do jornal <CF160>Zoophilo Paulista</CF>, órgão da União Protetora dos Animais.

- Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: imprensa conservadora da Alemanha critica a cláusula referente ao desarmamento do País: “Um oferecimento de suicídio”, escreve o Deutsch Zeitung.

1949 –  Prefeito Antonio Flaquer inaugura o Cemitério Sagrado Coração de Jesus, em Camilópolis.

Hoje

- Dia Nacional da Imprensa

Santos do Dia

- João Batista Scalabrini

- Herculano de Piegaro

Municípios Brasileiros

Sessenta cidades celebram aniversários em 1º de junho:

- Em Goiás, Adelândia, Bonfinópolis, Colinas do Sul, Faina, Gouvelândia, Mimoso de Goiás, Novo Planalto, São João da Paraúna, Santa Fé de Goiás, Senador Canedo, Teresina de Goiás e Turvelândia.

- No Ceará, Alto Santo.

- Em Minas Gerais, Antônio Dias, Bom Despacho, Cachoeira de Minas, Coração de Jesus, Divinópolis, Guaxupé, Maria da Fé, Mercês, Paraopeba, Pedra Azul, Pequi, Perdões, Pirapora, Rio Casca e Tupaciguara.

- No Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Bernardo Sayão, Buriti do Tocantins, Caseara, Combinado, Divinópolis do Tocantins, Goianorte, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Nova Rosalândia, Pequizeiro, Praia Norte, Sampaio, Santa Rosa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins.

- Em Santa Catarina, Apiúna, Doutor Pedrinho, Iporã do Oeste, Presidente Getúlio e Urupema.

- No Mato Grosso, Brasnorte.

- No Rio Grande do Sul, Cacique Doble, Igrejinha, Jacutinga e Liberato Salzano.

- Na Bahia, Coração de Maria, Oliveira dos Brejinhos e São Miguel das Matas.

- No Piauí, Itainópolis e Matias Olímpio

- No Rio de Janeiro, Itatiaia.

- Na Paraíba, Remígio.

Fonte: IBGE. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;