Internacional Titulo
Karzai pede aos EUA que não abandonem o Afeganistão
Das Agências
11/12/2001 | 14:52
Compartilhar notícia


Hamid Karzai, presidente da administração interina afegã que assumirá o cargo em 22 de dezembro, pediu aos EUA que nunca abandonem o Afeganistão e prometeu acabar com o terrorismo em seu país, em uma entrevista publicada esta terça-feira pelo jornal Washington Post. "Devemos acabar com eles", disse Karzai ao jornal, da ex-residência do líder talibã mulá Mohamad Omar, em Kandahar, onde estabeleceu seu novo quartel general.

Karzai pediu a Washington que não repita os erros cometidos nos anos 80, quando ajudou o país a vencer os soviéticos. "As coisas se encaminharam mal no Afeganistão porque os Estados Unidos foram embora", disse. "Não façam isso outra vez".

Ele declarou que escreveu uma carta ao presidente George W. Bush agradecendo "sua ajuda e por nos libertar de uma força maléfica (...) e assegurei a ele que trabalharemos muito intensamente para destruir o terrorismo no Afeganistão".

Karzai também manifestou seu desejo de capturar Omar e de levá-lo a juízo. "Omar cometeu crimes, matou milhares de pessoas, destruiu casas, transformou meu país num açougue, trouxe os terroristas para cá (...) Quero que ele se apresente à Justiça", assinalou Karzai.

Ele apontou que o país evitará erros do passado e poupará seu povo de maiores sofrimentos. "Duas coisas mudaram muito em relação ao passado", disse. "Primeiro, os afegãos sofreram. Vimos os afegãs assassinados pelos talibãs e vimos também como os talibãs se tornaram terroristas. Não repetiremos estes erros". "Depois, a comunidade internacional reconhece que o Afeganistão deve ser reconstruído.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;