Economia Titulo Metrô
Doria reafirma que modal da Linha 18 será anunciado em junho

Prazo já tinha sido estabelecido pelo Estado para anunciar se a região deve receber o monotrilho ou BRT

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/05/2019 | 15:32
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Em visita a fábrica da Scania, em São Bernardo, nesta manhã, o governador João Doria (PSDB) afirmou que a decisão sobre o modal da Linha 18 - Bronze deve sair até junho. O prazo já tinha sido estabelecido pelo Estado para anunciar se a região deve receber o monotrilho ou uma alternativa como o BRT (sigla em inglês para sistema de transporte rápido por ônibus).

"Isso será anunciado junto com o secretário (dos Transportes Metropolitanos) Alexandre Baldy. Esse é um tema importante. Nós tínhamos dito até o final de junho deste semestre, está mantido o prazo e tudo indica que vamos anunciar dentro dele", afirmou o governador ao ser questionado sobre o tema por jornalistas.

Mesmo que o projeto original da Linha 18-Bronze tenha o monotrilho como modelo escolhido, o alto custo com as desapropriações ao longo do traçado – cerca de R$ 600 milhões – tem atrasado o início das obras e fez o Estado repensar o modelo. Assinada em 2014, a PPP (Parceria Público-Privada) entre o governo estadual e o Consórcio Vem ABC está orçada em R$ 4,26 bilhões e já teve seu contrato aditado por cinco vezes desde então.


O grupo vencedor, formado pelas empresas Primav, Cowan, Encalso e Benito Roggio, aguarda desde novembro do ano passado pela sexta extensão do acordo e garante que, caso as obras sejam liberadas pelo Estado, os trabalhos serão iniciados neste ano, com previsão de entrega do ramal até 2022. O projeto prevê que o sistema tenha 13 estações, saindo de Tamanduateí, em São Paulo, até São Bernardo, em trajeto que passará por São Caetano e Santo André.


Desde março, campanha encampada pelo Diário com base nos anseios da população, mostra que diferentes segmentos da sociedade civil organizada tem mostrado apoio pela continuidade do projeto original. Líderes religiosos, sindicalistas, deputados estaduais, presidentes de quatro câmaras de vereadores, comerciantes, representantes das indústrias e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação dos Engenheiros e Arquitetos, dirigentes de clubes de futebol e esportistas, especialistas em mobilidade e o vice-presidente da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). Todos concordam que o Metrô significa desenvolvimento regional e benefício para o deslocamento dos 2,7 milhões de habitantes das sete cidades.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;