Cultura & Lazer Titulo
Estreia documentário do caso Dorothy
17/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Na semana passada, a Justiça do Pará havia anulado o segundo julgamento do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante da morte da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, e também decretou sua prisão. O Tribunal de Justiça determinou ainda que seja realizado um novo julgamento do pistoleiro Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, acusado de matar a freira com seis tiros. O novo júri dos dois acusados deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O momento não poderia ser mais propício para o que ocorre hoje. Estreia o documentário Mataram Irmã Dorothy, de Daniel Junge, já exibido no ano passado, com sucesso de público e crítica, no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo. Mataram Irmã Dorothy levanta o véu da violência no Pará, onde o assassinato da missionária norte-americana, naturalizada brasileira, Dorothy Stang, soma-se a outros crimes cometidos no quadro de sangrentas disputas por terras.

O que está em discussão não é só esse bárbaro assassinato - a freira de 73 anos foi baleada seis vezes, pelas costas -, mas a luta de irmã Dorothy pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável, no município de Anapu. Agricultores sem-terra e desmatamento da Floresta Amazônica acrescentam ingredientes letais a uma situação já explosiva.

Numa entrevista por telefone de Denver, Colorado, David Stang, irmão de Dorothy, é todo emoção - "As pessoas decentes do Brasil devem estar felizes com essa decisão da Justiça, que rompe com um ciclo de impunidade e abre a possibilidade de que os criminosos possam, enfim, ser responsabilizados por seus atos".

Mais comedido, o diretor Junge, também falando pelo telefone, desde Nova York, observa. "Não cabe a mim, um norte-americano, comentar decisões da Justiça brasileira, mas só posso ficar feliz com isso que está ocorrendo. Com o assassinato, o que se vai discutir é a questão da terra na região e o futuro da floresta, pelo qual Dorothy deu sua vida. Gosto de acreditar que o filme, com a visibilidade internacional que está tendo, possa ter contribuído para isso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;