Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 17 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

VoLTE: o que é Voice over LTE?

Bianca Bellucci

17/05/2019 | 12:18


Um das dúvidas mais comuns entre os internautas é o que é Voice over LTE, na sigla VoLTE. Se você é um deles, saiba que é uma tecnologia que possibilita atender a chamadas via 4G. Isso porque, por padrão, a rede móvel não dá suporte para tal ação. Normalmente, quando o smartphone recebe ou faz uma ligação, automaticamente ele muda a conexão para 2G ou 3G.

Leia mais
Tira-dúvida: quais as diferenças entre 4.5G, 4G Max, 4G+ e o 4G convencional?
Conheça ferramentas para medir a velocidade da internet fixa e móvel
Sinal fraco? Confira dicas para melhorar a recepção em seu celular

As vantagens do Voice over LTE

Sem o VoLTE, a rede 4G é basicamente usada para streaming, download e outras atividades que dependem de transferência de dados.

Com a tecnologia, porém, os celulares conseguem usar o sinal 4G para realizar e receber ligações telefônicas. E isso tem seus benefícios. A qualidade de transmissão tende a ser melhor – ainda mais se a outra pessoa também estiver utilizando Voice over LTE – e existe um maior alcance, possibilitando, por exemplo, que a chamada não caia mesmo que você esteja no elevador.

Está disponível no Brasil?

Os primeiros testes com o VoLTE foram realizados no Brasil em 2014, fruto de uma parceria entre a operadora TIM e a chinesa Huawei. Mas, à época, a novidade não foi para a frente. Isso porque a tecnologia trabalha na frequência de 700 MHz, a mesma que os canais abertos de televisão analógica operam.

Com a primeira fase de desligamento do sinal analógico concluída em janeiro de 2019, grande parte da frequência de 700 MHz foi liberada. Sendo assim, a possibilidade de trazer o Voice over LTE para os grandes centros urbanos se tornou realidade.

Hoje, as quatro grandes operadoras de celular já estão fazendo testes com esse tipo de tecnologia. São elas: TIM, Vivo, Claro e Oi. A disponibilidade, entretanto, pode variar de acordo com a cidade, o aparelho e o tipo de plano contratado.

VoLTE: como desativar ou ativar no seu celular

Para descobrir se o seu smartphone está apto a receber e fazer ligações com o VoLTE, basta realizar o passo a passo abaixo:

Android: Configurar > Rede e Internet > Rede Móvel > Tipo de Rede Preferencial > LTE
iOS: Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Ativar LTE

Agora, se a dúvida sobre VoLTE é como tirar a tecnologia do seu celular, basta fazer o mesmo caminho e desmarcar a caixinha que corresponde ao LTE. Assim, o celular continuará atendendo ligações telefônicas nas qualidades 2G e 3G.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Até chegar ao Voice over LTE, a internet percorreu um longo caminho. Acompanhe uma retrospectiva com os fatos mais marcantes envolvendo a rede:

 
 

  • - 2005 - Surge na internet o YouTube | Crédito: Reprodução

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;