Internacional Titulo
Unicamp desconhece fita que comprovaria farsa da CNN
Do Diário OnLine
17/09/2001 | 18:20
Compartilhar notícia


A reitoria da Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou nota nesta segunda-feira informando que desconhece a existência de uma fita de vídeo com imagens de palestinos que supostamente comemorariam os atentados terroristas nos Estados Unidos. A celebração palestina foi levada ao ar na última terça-feira pela rede de TV norte-americana CNN, como se fosse ao vivo. Mais tarde, surgiu um boato de que, na verdade, essas imagens eram de 1991, da época da Guerra do Golfo, e de que a Unicamp possuiria a fita, o que poderia comprovar uma fraude.

Fotos da "festa palestina" foram divulgadas também na Internet, transmitidas por e-mail, e houve uma grande discussão a respeito. Na imagem, há um homem com a camisa da Seleção Brasileira, o que aumentou ainda mais a curiosidade a respeito.

A informação de que a Unicamp desconhece a existência da fita surgiu logo depois de Márcio Carvalho, aluno da universidade, ter procurado a reitoria para esclarecer o boato de que as imagens estariam sob poder da faculdade.

Márcio contou que um professor de uma outra universidade, cujo nome não foi citado, lhe disse que possuiria a fita. Ele então passou a informação para colegas, que pediram mais informações a respeito. Ao procurar o professor mais uma vez, ele negou que possuía a fita e Márcio procurou esclarecer o fato.

No entanto, a primeira informação — de que a fita estava em poder de um brasileiro — foi transmitida pela Internet para diversas partes do mundo com distorções, como a informação de que a fita estaria na Unicamp. Márcio nega a “mentira” e afirma que sofreu ataques de hackers, tendo e-mails enviados em seu nome desde o último dia 15.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;