Memória Titulo
Afonso, Januário e Banana: notícias de um sindicato

Na retrospectiva dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (1959 a 2009), destaca-se a figura de Afonso Monteiro da Cruz

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Na retrospectiva dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (1959 a 2009), destaca-se a figura de Afonso Monteiro da Cruz (Salgueiro, Pernambuco, 1936 - São Bernardo, 1990). Ele foi presidente e administrador do sindicato, querido e cantado em prosa e verso pela peãozada, para usar uma expressão do próprio sindicato.

Ocorre que Afonso partiu há 19 anos e as novas gerações - incluindo os mais jovens diretores do sindicato - têm poucas referências dele. Daí...

O repórter-fotográfico Januário conheceu Afonso Josimar Alves Bezerra, o Banana, também. Os dois são metalúrgicos: Januário trabalhou na Ford, Josimar na Mercedes-Benz.

Januário está hoje no Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano; Josimar na TV dos Trabalhadores. Em março escrevemos sobre Afonso Monteiro da Cruz, aqui em Memória. Citamos Josimar. E, sem saber, provocamos Januário.

Onde fica essa praça?

Texto: Januário Fernandes da Silva
Josimar é companheiro das lutas dos metalúrgicos do Grande ABC, principalmente em São Bernardo nas difíceis décadas de 1970, 1980 e 1990. Ele e eu somos um arquivo vivo da nossa história recente, primeiro participando e militando, e depois registrando via câmera de vídeo (Josimar, TVT) e câmera fotográfica (Tribuna Metalúrgica, no meu caso) essa história.

Muitos fatos não chegaram e jamais chegarão ao conhecimento da categoria, por falta de visão histórica, compromisso com a verdade e/ou má fé. Isso porque a história sempre foi contada pela ótica dos "vencedores" - e os vencedores, na sua maioria, se esquecem de quem os ajudou a atingir a vitória.

A figura do companheiro Afonso Monteiro da Cruz deve ser tratada com o maior cuidado, carinho e todo amor possível. Não pode ser resumida à revitalização de uma praça que leva o seu nome. A grande maioria das pessoas que passou pelas últimas quatro diretorias do sindicato nem sabe onde fica a Praça Afonso Monteiro da Cruz. Também não sabe que ele foi um grande metalúrgico e brasileiro.

Durante a ditadura militar, Afonso foi perseguido pelo regime de exceção. Numa ocasião teve de se esconder num cinema da Rua Marechal Deodoro, o Anchieta, e só conseguiu sair ileso porque alguém teve a ideia de vesti-lo com roupas de mulher.

Quando a diretoria do Lula foi cassada pelo general Figueiredo, Afonso foi o presidente da Junta Governativa que administrou o sindicato. E teve a ousadia, a coragem e a lealdade de colocar o sindicato a serviço e nas mãos dos trabalhadores metalúrgicos - driblando assim o maquiavelismo incorporado pelo general Golbery de Couto e Silva, chefe da Casa Civil, e a incompetência do Murilo Macedo, ministro do Trabalho.

Em 1981, depois de uma greve histórica, Afonso e Mauricio Soares, na época advogado do sindicato, assinaram o acordo coletivo na Ford, que garantiu a conquista da primeira comissão de fábrica eleita pelo voto direto dos trabalhadores, após o golpe militar de 1964.

No mesmo 1981, Afonso comandou o processo eleitoral no sindicato, devolvendo-o aos verdadeiros donos, os metalúrgicos, empossando a diretoria de Jair Meneguelli. Há uma foto durante a posse em que Afonso entrega um abacaxi, como troféu, ao novo presidente.

Por isso e muito mais é que deixo aqui uma sugestão: que seja lançado um livro que resgate a história da vida, luta e morte desse grande brasileiro. E quando a Praça Afonso Monteiro da Cruz for reinaugurada, que se convide o presidente Lula. Quem sabe assim ele se redima do erro de não ter participado das comemorações dos últimos 1ºs de Maio na Igreja Matriz, conforme o prometido em outros tempos.

EM 11 DE MAIO DE...

1890 - Instalado o município de São Bernardo, antecessor do atual Grande ABC com suas sete cidades.

1948 - Enrique Ricardo Lewandowski nasce no Rio de Janeiro. Vem menino para São Bernardo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo. Hoje ministro do Supremo Tribunal Federal.

1958 - Edson Danillo Dotto, Fausto Polesi, Maury de Campos Dotto e Ângelo Puga fundam o News Seller, em Santo André, semente do Diário.

1964 - Constituída a Cooperativa de Consumo ABC, hoje absorvida pela Coop.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 11 de maio de 1979

Manchete - Murilo (Macedo, ministro do Trabalho) vê limites para paralisações dos trabalhadores. Acordo dos metalúrgicos pode sair nas próximas horas.

HOJE

Dia do Barbeiro e Dia das Comunidades Eclesiais de Base.

SANTOS DO DIA

Afonso Navarro Oviedo, Alberto de Bergamo, Iluminato, Inácio de Láconi e Joana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;