Internacional Titulo
Coréia do Norte: EUA endurecem posição sobre negociação nuclear
Por Da AFP
09/09/2005 | 20:36
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos adotaram uma posição dura nesta sexta-feira frente às negociações destinadas a pôr fim ao programa de armas nucleares da Coréia do Norte, ao afirmar que não cederão ao pedido de Pyongyang de manter atividades atômicas pacíficas.

"Nossa oposição foi muito clara. O que a Coréia do Norte deve fazer é se retirar do assunto nuclear", disse o negociador-chefe dos EUA no diálogo que será retomado terça-feira em Pequim, Christopher Hill.

As negociações entre os Estados Unidos, as Coréias do Norte e do Sul, Rússia, Japão e a anfitriã China foram suspensas em 7 de agosto, depois que Washington rejeitou o pedido do regime comunista de recorrer ao "direito incondicional" de usar energia nuclear para fins pacíficos.

O governo americano alega que os norte-coreanos não devem exercitar tal direito, já que Pyongyang reconheceu ter utilizado no passado seu programa civil nuclear como cobertura para fabricar armas.

A Coréia do Norte sempre negou ter um programa baseado no enriquecimento de urânio, mas em fevereiro declarou ter fabricado armas nucleares, ressaltando sua intenção de continuar a fazê-lo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;