Setecidades Titulo Falha no abastecimento
Vários bairros da região continuam sem água

Há escassez em, pelo menos, quatro cidades; problema surgiu com correção de processo de tratamento

Marília Montich
Do Dgabc.com.br
26/04/2019 | 11:05
Compartilhar notícia
Arquivo/Agência Brasil


Atualizado às 17h29

Bairros de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá estão sem água novamente nesta sexta-feira (26). O problema persiste desde o início da semana.

Em Santo André, há relatos de falta do recurso hídrico no Jardim Bela Vista, Vila Suíça, Vila Scapelli, Jardim Cristiane, Jardim Stella, Jardim Bom Pastor, Parque João Ramalho, dentre outros. Já em São Bernardo, moradores do Rudge Ramos, Jardim da Acácias, Paulicéia, Santa Terezinha, Demarchi, Parque São Bernardo e Jardim Calux também são alguns dos que sofrem com a escassez. Em Mauá, falta água na Vila Mercedes e, em Diadema, no Parque Real.

A reportagem entrou em contato com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que informou que a falta d’água se dá por conta dos trabalhos para corrigir o processo de tratamento do Sistema Rio Grande, braço da Represa Billings, problema que resultou no escurecimento do recurso hídrico nos últimos dias. Com o procedimento operacional, houve redução na vazão do tratamento, diminuindo o volume de água que é distribuído. Por isso, pode haver intermitências no abastecimento. "A produção da Estação de Tratamento de Água Rio Grande está voltando à sua capacidade total gradativamente e, com isso, nos próximos dias, será normalizada a distribuição de água aos municípios. A água tratada já está de volta aos padrões normais, mas é importante explicar que, até que haja completa normalização da distribuição, resquícios da água com cor podem estar ainda presentes nas tubulações", disse, em nota. 

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou nesta manhã que o abastecimento para as regiões que recebem água do reservatório Paraíso (Zona Alta) e Vila Vitória (Zona Baixa) está normal. Para os bairros abastecidos pelo Paraíso (Zona Baixa) e Vila Vitória (Zona Alta), contudo, a expectativa é que a normalização se dese ao longo do dia.

Água escura

O problema da falta de água acontece dias depois de moradores de Santo André, São Bernardo e Diadema receberem o recurso em suas residências com cor alterada, variando de amarelada, passando por marrom, até tons de cinza, acompanhada de odor fétido. 

A Sabesp já havia esclarecido anteriormente que as fortes chuvas ocorridas em março e abril “provocaram o extravasamento da Represa Rio Grande (onde há a captação de água) para a Represa Billings, o que gerou alteração brusca e substancial na característica da água do manancial utilizado para tratamento. Principalmente a quantidade de ferro, manganês e o nível de cor da água bruta atingiram valores inéditos na história do manancial”. Para minimizar os transtornos, a companhia estadual garantiu que não vai cobrar a água consumida entre os dias 17 e 25 de abril nas cidades abastecidas pelo sistema.

O Sistema Rio Grande abastece cerca de 1,2 milhão de pessoas no Grande ABC.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;