Economia Titulo
Artigos relacionados à moda sobem menos que a inflação
19/01/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) revela que o Índice da Moda brasileira, que reúne uma série de produtos e serviços relacionados ao setor, foi o que apresentou a menor taxa de inflação nos últimos sete anos, em relação às demais classes de despesas investigadas pela entidade. Enquanto o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiu 57,04%, entre os anos de 2001 e 2007, o Índice da Moda evoluiu apenas 35,15% no mesmo período.

O economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, explicou que o segmento da moda está contido no IPC, mas não tem um acompanhamento periódico. Para chegar ao novo índice, a FGV realizou um trabalho especial para detectar um conjunto mais variado de produtos e serviços como roupas, calçados, tecidos, acessórios do vestuário e até mesmo artigos de higiene e maquiagem.

"E constatamos que o Índice da Moda registrou 35,15% de inflação de 2001 até 2007. Uma taxa muito abaixo dos 57,04% que o IPC Brasil mostrou no mesmo período", reiterou Braz.

Embora o índice da moda tenha sido construído por agregação especial de produtos e serviços que estão presentes no IPC e não tenha uma divulgação sistemática, Braz afirmou que deu para ver nessa simulação que entre as demais classes de despesas componentes do índice, foi esse mix de produtos e serviços ligados a moda que subiu menos do que a inflação no período.

O economista destacou que alguns componentes, inclusive, ficaram abaixo do Índice da Moda, como roupas e calçados. Roupas masculinas subiram nos últimos sete anos 27,94%, roupas femininas, 23,04%, calçados masculinos, 30,79% e calçados femininos, 20,94%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;