Setecidades Titulo Em Santo André
Daee inicia recuperação da margem do córrego Oratório

Trabalho acontecerá em três trechos do rio que, juntos, somam 260 metros de extensão

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
23/04/2019 | 16:05
Compartilhar notícia
Divulgação/ Daee


O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) deu início as obras de recuperação do córrego Oratório, localizado na divisa de Santo André com São Paulo. O trabalho acontecerá em três trechos do rio que, juntos, somam 260 metros de extensão entre a Rua Paulo Leminski e a ponte da Avenida Oratório. O local sofre desde o ano passado com processo de erosão que tem comprometido o asfalto de vias do Jardim Utinga. A previsão é que o serviço seja concluído em maio.

Reivindicação antiga de moradores, a intervenção ficará concentrada na contenção de margens do córrego. Para isso, serão reutilizadas pedras de antigos gabiões, uma espécie de cestas de aço galvanizado preenchidas com pedras utilizados para construção de paredes nas paredes do canal. A obra tem custo estimado de R$ 1,8 milhão.

O trabalho inclui também serviços de limpeza e desobstrução de todo o trecho. Apenas neste primeira etapa da obra, cerca 4,4 mil m³ de sedimentos, como areia, argila e materiais não inertes que depositados no fundo do canal do córrego foram removidos na etapa preparatória da obra.

A expectativa é que a obra além de evitar possíveis erosões no córrego também garanta maior capacidade de vazão do córrego Oratório garantindo a segurança da população que circula pelo local.

Confira abaixo os trechos do córrego que receberão obras:

Trecho 1 – 20 metros da margem direita, entre a Ponte da Avenida do Oratório e a foz de um afluente sem nome;

Trecho 2 - 200 metros da margem esquerda, entre a Rua Torquato Neto e a Rua Senador Pompeu;

Trecho 3 - 40 metros da margem esquerda, entre a Rua Paulo Leminski e a Rua Guimarães Rosa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;