Turismo Titulo Cultura
Fado de Coimbra: conheça uma das tradições de Portugal
23/04/2019 | 08:18
Compartilhar notícia


Explorar a cultura do destino é sempre uma parte importante de uma viagem. Quem vai a Portugal, por exemplo, pode conhecer de perto o fado de Coimbra, um dos estilos musicais mais tradicionais do país.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

Divulgação
Fado de Coimbra atrai turistas na região | Divulgação
Fado de Coimbra atrai turistas na região

Canção portuguesa

O fado português é composto por voz, guitarra portuguesa, guitarra clássica e muito sentimento. Desgostos de amor, saudades de alguém que partiu, encontros e desencontros da vida são os principais temas abordados por fadistas espalhados por Portugal.

Na cidade de Coimbra, esse gênero musical foi tão explorado pelos estudantes que acabou se tornando um subgênero: o fado de Coimbra.

LEIA MAIS: UM PASSEIO PELA TRADICIONAL UNIVERSIDADE DE COIMBRA
CONHEÇA 6 HOTÉIS DE LUXO NO CENTRO DE PORTUGAL

Divulgação
Universidade de Coimbra | Divulgação
Universidade de Coimbra

Cantado apenas por homens, ele pede sempre rigor no vestuário dos fadistas, que usam as roupas tradicionais da universidade da cidade, uma das mais antigas instituições lusófonas do mundo.

A cidade tem muitas casas de fado. Ocasionalmente a arte musical também chega às ruas da cidade em românticas serenatas.

A tradição do fado é tão forte que, anualmente, realiza-se a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha, evento que marca o início da Queima das Fitas, a festa universitária que comemora o fim do ano letivo. Em 2019, a comemoração está prevista para começar em 3 de maio.

Divulgação
Coimbra é uma das universidades mais antigas do mundo | Divulgação
Coimbra é uma das universidades mais antigas do mundo

Cidades medievais mais charmosas da Europa

As cidades medievais costumam conquistar o viajante que passa pela Europa. É possível encontrá-las em países como Portugal, França, Suíça, Alemanha e Itália. Confira as melhores opções:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;