Memória Titulo
O Senai Santo André caminha para ser sessentão...

O Senai A. Jacob Lafer, de Santo André, celebra, em 2010, 60 anos de real funcionamento e quer reunir seus antigos alunos, em especial...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Senai A. Jacob Lafer, de Santo André, celebra, em 2010, 60 anos de real funcionamento e quer reunir seus antigos alunos, em especial aqueles que se formaram 30, 40 anos atrás - ou mais. Você faz parte desta família Senai? Entre em contato com a escola. O Senai de Santo André está na Avenida Santos Dumont, 300, Ipiranguinha. Vá pessoalmente rever sua escola. Ou então inscreva-se por e-mail. O endereço é: biblioteca118@sp.senai.br .

O Senai de Santo André foi uma das primeiras unidades da rede fora da Capital e veio em boa hora no pós-guerra, quando a industrialização crescia no Grande ABC e a Escola Industrial Júlio de Mesquita, que já funcionava, precisava de novas frentes.

Quando o Senai de Santo André completou 50 anos, Memória participou da festa e divulgou a sua história em sete edições seguidas no mês de setembro. Retomamos a parceria. A bibliotecária Terezinha de Fátima Oliveira foi nossa orientadora, em 2000. Volta a ser em 2010. O atual diretor do Senai andreense é o professor Jorge José Nunes.

O INÍCIO

Em 15 de julho de 1950 a Escola Senai de Santo André iniciou suas atividades no prédio construído na esquina das Ruas Bernardino de Campos e Campos Sales, no Centro.

O PATRONO

Em 1980 recebeu a denominação de A. Jacob Lafer, uma homenagem ao Dr. Abraão Jacob Lafer, por seus serviços prestados à indústria brasileira e ao ensino profissionalizante.

Trabalhadores

Nascem em 4 de janeiro:

1 - Geraldo Franco de Camargo. 1913. Natural de Bragança Paulista. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residia à Rua Paraguai, 104, Parque das Nações.

2 - Casemiro José Ávila Amor. 1914. Espanhol. Maquinista da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua São Paulo, 1.975, São Caetano.

3 - Manoel Domingos de Deus. 1916. Natural do bairro do Brás, Capital. Destilador da Rhodia. Residência: Vila Humaitá.

4 - Nazareth de Souza. 1922. Natural de Guaxupé (MG). Empacotadora da Atlantis. Residência: Rua Padre Manoel da Nóbrega, bairro Jardim.

Fonte - Primeiro livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 4 de março de 1980

Manchete - Estradas de produção nos planos de Maluf

O governador do Estado inspecionou ontem obras na Via Anchieta e anunciou a construção de cinco mil quilômetros de estradas com ramais passando por dentro de fazendas.

Campanha salarial - Metalúrgicos querem mesa-redonda

Mauá - EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) anuncia a construção de dois terminais rodo e ferroviários no Município.

Diadema - Crescem assaltos em passarela da Rodovia dos Imigrantes na altura das vilas Santa Terezinha e Elide.

Futebol - Amistoso domingo no Bruno Daniel: Santo André 2, Paulista, de Jundiaí, 0.

Polícia - 1º Distrito Policial de São Bernardo desde ontem em novo endereço: Rua Newton Prado.

EM 4 DE MARÇO DE...

1970 - Jornalista Edison Danillo Dotto, diretor-presidente do Diário, recebe o título de Cidadão São-Caetanense.

Agenda da Fundação Pró-Memória de São Caetano

61 anos de fundação da Liga São-Caetanense de Futebol (1949).

CIDADE PAULISTA

Queluz, antigo distrito de Areias, no Vale do Paraíba, torna-se município em 4 de março de 1842. O nome homenageia a família imperial, já que Dom Pedro I nasceu em Queluz, nos arredores de Lisboa.

SANTOS DO DIA

Arcádio, Casimiro (na estampa), Eugênio e Lúcio I (papa nos anos 253 e 254).

Casimiro Iaguelonide Filho (Cracóvia, 1458 - Polônia, 1484). Considerado o primeiro santo jovem leigo da era moderna. Proclamado pelo papa Pio XII o Protetor Celestial da Lituânia e o Patrono Especial da Juventude Lituana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;