Fechar
Publicidade

Sábado, 25 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Vai viajar no feriado? Veja dicas para pegar a estrada em segurança

Cuidar dos pneus pode ser a chave para garantir a eficiência de diversos sistemas

Da Redação, com assessoria

18/04/2019 | 15:48


Quem vai pegar a estrada no feriado precisa tomar alguns cuidados especiais para garantir viagens mais seguras. Cuidar dos pneus, por exemplo, pode ser a chave para garantir a eficiência de diversos sistemas do carro, como suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem.

LEIA MAIS: Testamos: Chevrolet S10 High Country é uma picape com qualidades de sedã médio
Série comemorativa Mini 60 Years é confirmada para o Brasil

A Bridgestone, fabricante de pneus, preparou uma lista com 10 dicas de segurança para quem pretende cair na estrada.

Dicas para quem vai viajar no feriado

1. Calibre os pneus semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.

2. Faça o rodízio dos pneus. Para veículos com pneus radiais, o processo deve ser feito a cada oito mil quilômetros rodados. No caso dos pneus diagonais, a cada cinco mil quilômetros.

3. Evite sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais.

4. Faça a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.

5. Utilize as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

6. Alinhe a suspensão e realize o balanceamento dos pneus sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros.

7. Utilize o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

8. Observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este indicador mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.

9. Não permita o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

10. Evite a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;