Memória Titulo
Subsídios à história do comércio andreense

Na história comercial de Santo André, as fotos de hoje...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Na história comercial de Santo André, as fotos de hoje. Estamos no primeiro largo da Vila Assunção, oficialmente denominado Praça Assunção. Alcinio Cranchi imagina tratar-se do mesmo prédio - a foto antiga, de 1934, em que aparece a carroça, e as fotos atuais, que o próprio Alcinio fez recentemente.

Há diferenças notáveis nas imagens, provavelmente em razão de reformas realizadas ao longo das décadas. Mas a arquitetura é muito parecida.

Outra possibilidade: o prédio abrigava o Bar São João, origem da atual churrascaria com o mesmo nome, que foi transferida para outro endereço do bairro, transformando-se em tradição. Com certeza, hoje, no prédio das fotos, funciona o bar e lanchonete MM.

Ficam as imagens e as dúvidas. Claro, Memória gostaria de receber novos esclarecimentos. A pauta está em aberto.

Crônica de São Bernardo
Depoimento: Carlos Walter Tosi

Conheci a igreja matriz antiga de São Bernardo, dos tempos dos meus pais e avós. Uma maravilha. Foi onde fiz a minha primeira comunhão. Depois, a matriz nova (e atual). Ali me casei com Ana Maria Guazzelli, em abril de 1959. Já são 52 anos de casados. Temos dois filhos, João Carlos e Rosane de Fátima. João Carlos está em Tocantins; Rosane vive em São Bernardo. Atua na área de segurança do trabalho. Temos quatro netos: Marcela, Beatriz, Mateus e Mirela.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 13 de janeiro de 1982

Manchete - Inelegibilidades: Senado vota hoje; Câmara só amanhã
Política (Zeilton de Oliveira) - Com a proximidade do 15 de novembro, crescem as esperanças e os temores.
Flagrante - Repórter-fotográfico Luciano Vicioni detecta um cassino clandestino em área central de Santo André: Rua Coronel Fernando Prestes, 40. A foto ocupa espaço nobre da primeira página.
Nacional - Extração do concurso número 1.853 da Loteria Federal está marcada para hoje, em São Bernardo.
Bancários - Categoria promove manifestação em Santo André em defesa do horário das 10h às 16h30.
Ribeirão Pires - Tubulações de água da Sabesp estouram na Rua Professor Antonio Nunes, no Jardim Santa Luzia.

Álbum político 
Marlene Serra completa a identificação da foto de ontem, que Memória publicou graças à gentileza de Humberto Moura: o funcionalismo em confraternização no fim da década de 1950. O ponto de interrogação de ontem deve ser substituído pelo nome de Natalino Lambert, tio da Marlene; e a moça ao fundo chama-se Celina.
"As fotos de hoje (ontem) na coluna trazem-me muitas recordações. Até o Pachecão (José da Costa Pacheco, jornalista) vejo no meio da turma. Gostei." (Hermano Pini Filho, de Campinas).
"Quem arranjou esta foto dos políticos de hoje (ontem)?. Excelente. Parabéns." (Rita Ângela Zincaglia, de São Bernardo).

SANTOS DO DIA 
Hilário de Poitiers, Leôncio e Verônica.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.

Na foto, Nossa Senhora da Purificação. Primeira metade do século 17. Autor: Frei Agostinho de Jesus. Procedência: matriz de Sant'Ana do Parnaíba, São Paulo. Barro cozido policromado.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

EM 13 DE JANEIRO DE...
1937 - Criados: Museu Nacional de Belas Artes e Instituto Histórico e Artístico Nacional.
1962 - Randi Esporte Clube, de Santo André, sagra-se bicampeão do Troféu News Seller de Vôlei Masculino, ao bater o Clube Atlético Aramaçan por 3 sets a 1.
1972 - Salas da Câmara Municipal de São Bernardo ganham os nomes de ex-vereadores: Adolfo Zoboli e Antonio Miolaro, em atendimento a projetos de resolução apresentados pelo vereador Mauricio de Castro.
Os nomes foram esquecidos. E as salas se foram com a demolição do chamado Palácio João Ramalho.
1972 - Aos 19 anos, Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, torna-se o mais jovem grande mestre internacional de xadrez.

Trabalhadores
Número de ordem
44 - Aurélio Pompolini, de Jaú (SP). Operário da Rhodia. Residia à Rua Natal, 215.
45 - Francisco Gomes Garcia, da Espanha. Operário da Atlantis. Residia à Rua Guarani, s/n.
46 - Antonio Francisco, de Sertãozinho (SP). Operário da Rhodia. Residia à Avenida Brasil, 188.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE 
Dia do Leonismo Internacional. Marca o dia do nascimento de Melvin Jones, fundador do Lions Internaciona. Norte-americano, ele nasceu em 13-1-1879.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;