Reunião de Condomínio Titulo Dicas
Cinco maiores erros na administração
Luiz Ribeiro O. N. Costa Junior*
13/04/2019 | 07:13
Compartilhar notícia


Em todos estes mais de 25 anos de experiência, pudemos viver diversas situações e ajudar síndicos e condôminos a administrar melhor seus bens e seu patrimônio. E sempre que novo síndico assume, vemos as mesmas posturas. Geralmente, ele vem cheio de boa vontade e quer mostrar serviço. Muitas vezes, não possui experiência no assunto e acaba cometendo erros, apesar das boas intenções. Nosso papel é justamente o de orientá-lo para que este tipo de inconveniente não aconteça. Você é síndico do seu condomínio? Listei alguns dos principais erros que podem ocorrer para ajudá-lo a estar sempre preparado para este desafio! Vamos lá!

1 – Não conhecer condomínio e regulamentações

Muitos dos novos síndicos não têm ideia da lei que regulamenta os condomínios (Código Civil, artigos 1.331 a 1.358) e também não conhecem a convenção condominial à qual estão submetidos. Muitos acabam ditando normas ilegais para resolver problemas rotineiros e acabam vistos como pequenos ditadores pelos demais moradores. Minha dica é: leia todos os documentos e prepare-se para saber o que você pode e deve fazer. Isso fará com que você esteja amparado e tenha mais segurança na tomada de decisões.

2 – Não conhecer dinâmica da administradora

Quando se assume posição como esta, é importante conhecer bem como funciona a relação entre prédio e administradora. Muitos síndicos ansiosos acabam convocando muitas reuniões, encaminhando e-mails sem necessidade, desejam fazer assembleia todo mês. Nesse processo, é importante que administradora oriente bem o síndico e ofereça ferramentas eficazes para que a comunicação se estabeleça de maneira eficaz. Utilizar a tecnologia é excelente maneira de facilitar e otimizar a gestão e os recursos. Portanto, conheça bem sua administradora.

3 – Não se comunicar com moradores

Saiba o que as pessoas pensam, querem e precisam. Conversar com os moradores demonstra que você deseja realizar uma gestão transparente, mostra confiança e segurança para o coletivo. Hoje, é possível conversar por meios de ferramentas tecnológicas como aplicativos para as comunidades ou mesmo em grupo no WhatsApp. Ouça e mostre-se aberto!

4 – Fazer obras sem a aprovação da assembleia

A menos que a obra seja totalmente emergencial, precisa da aprovação da assembleia. É importante que diversos orçamentos sejam realizados, para que não haja questionamento em relação a parcialidade ou favorecimentos. E sempre que possível verificar entre condôminos se não há alguém que preste o serviço, pois isso pode reduzir custo e maior comprometimento.

5 – Achar que síndico bom não aumenta condomínio

Muitos síndicos acabam deixando de lado prioridades por conta de não aumentar a cota condominial. Não se deve jamais deixar de cuidar da conservação das áreas comuns. O bom síndico não é aquele que nunca aumenta o valor do condomínio, mas sim aquele que sabe gerir de forma inteligente e lidar da melhor maneira com as adversidades, sempre pensando no bem de todos.


* Advogado, administrador de empresas e pós-graduado em direito processual civil pela PUC-SP. Atua com condomínios desde 1991 e com direito imobiliário e condominial desde 2002. Escreve nesta coluna quinzenalmente, aos sábados 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;