Política Titulo
Marina começa a preparar campanha
07/02/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


A senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência da República, vai se dedicar nas próximas semanas à montagem de palanques de campanha nos Estados. O primeiro a ser visitado, após o Carnaval, será Minas Gerais - uma das cinco unidades federativas nas quais o comando da campanha da senadora não abre mão de candidato próprio. Os outros lugares são Rio, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.

Em Minas, a principal tarefa de Marina e da cúpula do PV que a acompanha na viagem será vencer a resistência de uma parte dos correligionários locais, ainda não convencida de que o partido deve ter candidato próprio.

A preferência desse grupo é uma aliança com o governador Aécio Neves (PSDB) em torno do provável candidato tucano, o vice-governador Antonio Anastasia.

Além de definir que haverá candidato próprio, Marina deve sair de Minas também com o nome do deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira sacramentado. Oliveira é filho de José Aparecido Oliveira, que foi ministro da Cultura no governo de José Sarney.

"Pretendemos resolver tudo sem quebrar ovos, mas, se for preciso, vamos quebrar", declarou o vice-presidente nacional do PV Alfredo Sirkis, referindo-se à decisão que o partido já teria tomado sobre a polêmica.

De acordo com informações do ex-deputado Luciano Zica, que trabalha nas articulações políticas da candidatura verde, já está acertado o lançamento de candidatos próprios nos Estados de Pernambuco, Santa Catarina e Paraná. "Nesses três lugares também estão definidos os nomes dos futuros candidatos", informou Zica. "A nossa maior dificuldade neste momento é o Rio Grande do Sul."

Em São Paulo, o nome mais cotado é o do ex-deputado Fábio Feldman. Historicamente envolvido com as questões ambientais, ele era filiado ao PSDB, de onde saiu em 2003 para se ligar ao PV. Embora otimista com a possibilidade de crescimento de Marina nas pesquisas, ele ainda não deu resposta ao partido sobre sua candidatura.

Uma das principais dificuldades do PV em São Paulo, assim como em outros Estados, é o fato de a bancada parlamentar estar envolvida com projetos políticos alheios. No caso paulista, divide-se entre o prefeito da Capital, Gilberto Kassab (DEM), e o governador José Serra (PSDB).

Até agora, a candidatura mais tranquila em termos estaduais é a do deputado federal Fernando Gabeira, que deve disputar o governo do Rio de Janeiro.

No Distrito Federal, está definido que o partido abrirá mão de candidato próprio caso o senador Cristovam Buarque (PDT) concorra. Assim como Marina, ele fez parte do ministério do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção da candidata verde é apoiá-lo.

Nos próximos dias também deverá ser montado o comitê de campanha de Marina, com a definição dos principais nomes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;