Setecidades Titulo Mais econômica e eficaz
Santo André instalará 8.145 pontos de LED na cidade

Programa Banho de Luz, de 2014, tem objetivo de melhorar a iluminação pública da cidade

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
09/04/2019 | 17:25
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


A Prefeitura de Santo André anunciou, na tarde desta terça-feira (9), a expansão do programa Banho de Luz, criado em 2013 com o objetivo de melhorar a iluminação pública da cidade. A partir do próximo mês, 8.145 luminárias espalhadas pela cidade serão trocadas por lâmpadas de LED, cujo tecnologia melhora em média 30% a luminosidade da área contemplada, com redução de até 47% o consumo de energia. As substituições devem ser concluídas até abril do próximo ano.

O plano apresentado pela administração municipal prevê a modernização da rede de iluminação de sete áreas, que contemplam 16 bairros: Vila Pires, Campestre, Centro, Jardim Santo Antônio, Vila Matarazzo, Jardim das Maravilhas, Vila Lucinda, Pq. Novo Oratório, Cidade São Jorge, Parque Gerassi, Jd.Marek, Centreville, Vila Luzita, Jardim Irene, Cata Preta e Jardim Santo André.

Para execução desta modernização serão investidos R$ 23,8 milhões provenientes da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), além de R$ 1,3 milhão referente a valor de premiação concedido ao município pelo Programa Reluz.

Com essa nova etapa do programa, Santo André deve dobrar até abril do próximo ano a quantidade pontos com lâmpadas mais econômicas e eficientes na cidade, passando das atuais 8.500 luminárias de LED para 17 mil. “Nossa meta é chegar ao fim 2020 com 30 mil pontos, ou seja, 60% dos pontos de iluminação pública da cidade”, afirma o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Conforme o chefe do Executivo, o programa Banho de Luz é apenas uma parte do processo de melhorias incorporados ao sistema de monitoramento da cidade, que permitirá maior eficiência no trabalho de rondas de segurança da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar. “A sensação de segurança para o morador irá aumentar de forma significativa”.

Relatório apresentado pelo secretário de Manutenção e Serviços, Vitor Mazzeti, mostra que desde a implantação do programa Banho de Luz houve redução de 88% no número de solicitações de serviços de iluminação pública na cidade. “Ém 2014, tínhamos média de 264 chamados por dia, atualmente este número não chega a 30”, pontua.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;