Memória Titulo
Um raro filme do lago histórico do Aramaçan

Fellipe Del Rey, natural de São Caetano, sócio-proprietário das Lojas Del Rey, famosas no Grande ABC do passado

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Fellipe Del Rey, natural de São Caetano, sócio-proprietário das Lojas Del Rey, famosas no Grande ABC do passado.

Na década de 1950, em viagem aos Estados Unidos, ele comprou uma câmera com a qual filmou pontos importantes do Grande ABC, entre eles o lago histórico do Clube Atlético Aramaçan, em Santo André.

O lago foi aterrado em 1968. Dele existem centenas de fotos, mas nenhum filme. Agora, a descoberta. Era a virada da década de 1950. Naquele dia, Del Rey acompanhou os filhos em competição de natação no recém-construído conjunto Pedro Dell'Antonia. Os filhos tinham como instrutor o técnico Stamatto.

Do alto da arquibancada das piscinas, Fellipe Del Rey apontou sua câmera para o lago do Aramaçan, filmando-o em preto-e-branco. E essas imagens serão mostradas pelo Diário OnLine, como homenagem do jornal aos 80 anos do Aramaçan: 1930-2010.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Alma Sertaneja e Quando canta o Brasil, dois antigos programas da Rádio Nacional (RJ). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: black band do pianista Count Basie e os cantores Carol Sloane e Paul Anka; amanhã: big band de Benny Goodman - O Rei do Swing - e suas vocalistas Helen Forrest e Peggy Lee. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Caricatura, um programa antigo da Rádio Nacional (RJ). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Em pauta, a felicidade do povo brasileiro: verdade ou mentira? E a história de um município gaúcho chamado Feliz. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. A música jovem de Jessé, Carlos Gonzaga, Antonio Marcos e Ed Wilson. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. A história de Etore Maggiotto, nome de rua no Sítio do Francês, em Ribeirão Pires. Ele foi um dos primeiros vendedores ambulantes da cidade (mascate). Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.


1905 - Câmara Municipal de São Bernardo aprova legislação que trata da cobrança de impostos sobre gêneros alimentícios, vinhos e outras mercadorias.

1960 - Anúncio publicado pelo semanário News Seller, hoje Diário do Grande ABC: "Novo loteamento na Vila Pires. Realmente residencial. Próximo ao Estádio Municipal (atual Ginásio Pedro Dell´Antonia). Ônibus Vila Luzita a uma quadra. Luz elétrica. Água encanada. Preços e condições excepcionais. Terreno plano. Aos domingos, informações no local. Descer na avenida Dom Pedro I, 2.271".

1970 - Cerâmica Cerqueira Leite, de Mauá, lacra as suas portas.

1970 - Atletas brasileiras tetracampeãs de basquete no Equador visitam a Prefeitura de São Caetano: Marlne Delcy, Norma, Elza e Odete. São recebidas pelo prefeito Oswaldo Massei e pelos presidente e secretário da Comissão Municipal de Esportes, Lazaro Campos e Alberto do Carmo Araújo.

1970 - Divulgado o resultado do Censo em São Caetano: a cidade conta com 150.043 habitantes.

HÁ 50 ANOS
Domingo, 16 de outubro de 1960
Manchete - Telefones: regulamento uniforme para toda a região

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 16 de outubro de 1980

Manchete - Sem número legal, Congresso arquiva as prerrogativas: uma manobra do governo para impedir à Casa que recuperasse seu poder como órgão autônomo
São Bernardo - Favela Divinéia, na Avenida Capitão Casa, impede a conclusão de uma nova interligação da Via Anchieta com a Rodovia dos Imigrantes. Nos anos seguintes a favela seria eliminada, mas o viaduto de interligação permanece com obras paralisadas na altura do km 22,5 da Anchieta.
Editorial - Crianças: flores que carecem de jardim

SANTOS DO DIA

Edviges, Galo, Geraldo Magela (ou Majella) e Margarida Maria Alacoque.

Na estampa, Santa Edviges (Bavária 1174 - Trebnitz 1243). Religiosa. Uma vida dedicada aos necessitados.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez


Falecimento

ROBERTO FASSI
(Santa Ernestina, SP, 21-10-1918 - Santo André 29-9-2010)

Roberto Fassi sempre foi um homem forte. No sítio da família em Palmeiras D'Oeste trabalhava com disposição na preparação da terra para o cafezal e outras culturas, como algodão, feijão, amendoim, milho. Já em Santo André trabalhou na Cofap, de operário, e era tão forte que seu apelido era Jamantão.

Aqui ele chegou com a família em 6 de setembro de 1966. Vieram de trem, de Jales à Estação da Luz e depois Santo André. No bairro Curuçá já residia sua irmã, dona Aparecida, que algum tempo antes acolhera dois sobrinhos, Irineu e Alaíde. Quando as coisas se arranjaram, veio toda a família: Sr. Roberto, a mulher Albertina Vanzelli e mais quatro filhos: Claudina, Walter, Osmar e Adair.

"Ele era honesto, não gostava nada de errado, como o pessoal do interior. Sua palavra valia mais que um documento assinado", conta o filho Walter Fassi.

Filho de Jacomo Fassi e Santa Simioni, também nascidos no Interior - Sr. Jacomo era de Descalvado - Roberto Fassi partiu aos 91 anos. Está sepultado junto com a esposa, dona Albertina, falecida em 2005, no Cemitério do Curuçá. Sr. Roberto deixa 11 netos e quatro bisnetos. AM

SANTO ANDRÉ
Analia Destro, 85. Natural de São Paulo (SP). Dia 13. Cemitério Phoenix.

SÃO BERNARDO
Cecilia Maria de Jesus do Nascimento, 85. Natural de Ibertioga (MG). Dia 11. Cemitério Jardim da Colina.
Olivio Frizo, 84. Natural de Cerquilho (SP). Dia 13. Cemitério Jardim da Colina.
Manoel Caetano de Araújo, 74. Natural de Jatuaúba (PE). Dia 12. Cemitério de Vila Euclides.
Gentil Faustino da Silva, 70. Natural de Paulista (PB). Dia 13. Cemitério dos Casa.
Pedro Crisostomo de Almeida, 69. Natural de Açucena (MG). Dia 13. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
Antonio Carlos Gimenez, 60. Natural de São Paulo (SP). Dia 8. Cemitério de Vila Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;