Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A caminho dos 60 anos de Pé na Bola

O Clube Atlético Aramaçan foi fundado em 1930, em Santo André


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

31/08/2009 | 00:00


O Clube Atlético Aramaçan foi fundado em 1930, em Santo André. Em 1943 organizou o primeiro torneio interno de futebol batizado de Pé na Bola. Em 1950, defendendo as cores do Avenca, Antonio Rioto participa pela primeira vez do certame. Nunca mais parou. Disputou o Pé na Bola deste 2009. É o mais antigo jogador do campeonato.

Antonio Rioto vestiu a camisa andreense, associando-se a praticamente todos os antigos clubes da cidade. Aqui deu continuidade aos estudos, constituiu família, montou seu escritório de despachante, que em determinado período atuou também no ramo de auto-escola. Como bom contador, Rioto fez os cálculos: de 1962 até hoje atendeu a 40 mil clientes e proporcionou a expedição de 10 mil carteiras de habilitação.

NOTAS E LEMBRANÇAS
1 - Antonio Gaeta, avô materno, foi um dos primeiros moradores de Vila Gonçalves, em São Bernardo.

2 - Em 1950, o pai, José Rioto, arrendou junto a Albino Demarchi o Bar Coringa, na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Dr. Flaquer. Albino e Trinfonia (a Dona Santa) deixam o negócio no Centro para inaugurar, em seu bairro, nas Colônias da Linha Galvão Bueno, o Restaurante São Judas Tadeu, famoso na Rota do Frango com Polenta.

3 - José Rioto é italiano. Nasceu em 20 de junho de 1909 em Reggio di Calabria. Veio para o Brasil aos seis meses de idade.

4 - Anunciata Gaeta Rioto é brasileira. Nasceu em Guariba em 14 de junho de 1910.

5 - Em Santo André, José Rioto mantém o Bar Coringa, compra em sociedade com Luiz Maida a Tipografia Tamoio e trabalha no mercado da Rua Gertrudes de Lima, esquina com a Siqueira Campos.

LINHA DO TEMPO
1952 a 1957 - Antonio Rioto trabalha no escritório Candinho.

1956 - Forma-se técnico em contabilidade pela Escola Senador Flaquer.

1957 a 1962 - Trabalha no Escritório Franco.

1961 - O casamento com Lourdes Francischetti. São três filhos: Renato, que atua na área de reflorestamento; Cristina, professora; e Marcelo, advogado. E três netos: Maiara e Cristina, ambas com 17 anos, e Pedro, com 7.

1962 - A inauguração do Escritório Rioto, que começou na Rua Coronel Alfredo Flaquer e hoje está na Gertrudes de Lima.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 31 de agosto de 1979

Manchete - Ministro do Exército garante que ninguém incendiará este País

Anistia - Começam as divergências na aplicação da lei.

Combustíveis - Mercedes-Benz entrega três ônibus a álcool à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Transportes - Ônibus no Grande ABC sobem no dia 22.

São Bernardo - Avenida Pery Ronchetti ganha fiscalização e radar.

Mauá - Prefeitura pede a revisão das divisas com Santo André.

Editorial - E as favelas compõem o cenário do progresso: "O remédio infalível para acabar com as favelas, com todo o seu cortejo de miséria, é elevar as condições sociais dos trabalhadores. Isso é o óbvio ululante, que no entanto não entra nos planos dos dirigentes da Nação."

Polícia - Tenta reagir ao assalto: motorista assassinado por ladrão no Jardim Irene.

EM 31 DE AGOSTO DE...
1929 - Inaugurada a nova sede da AA Almirante Saldanha da Gama, em São Caetano, com a entrega dos prêmios aos clubes mais populares da cidade, Adelinas e o próprio Saldanha da Gama.

1944 - Adolpho Ferreira falece em Mauá. Poeta. Viveu no casarão bandeirista - hoje sede do Museu Municipal - a quem dedicou um de seus poemas.

1969 - Espetáculo pirotécnico (queima de fogos de artifício) na Praça Lauro Gomes marca o encerramento das comemorações do aniversário da cidade.
- Inaugurada a sede do Diretório Acadêmico 20 de Agosto, em dependências cedidas na própria Faculdade de Direito de São Bernardo, cf. registro de José Bueno Lima em sua Coluna Universitária (News Seller, 5 de setembro de 1965).

HOJE
Dia Nacional do Nutricionista.

SANTOS DO DIA
Adolfo, Agnofelda, Amado, Aristides e Raimundo Nonato.

ALMANAQUE
Euclydes Rocco
Nascimento: Itobi (SP), 31 de agosto de 1916.
Vereador: 1952 a 1955.
Partido: PTN.
Falecimento: Santo André, 5 de agosto de 2000.
Veio menino para Santo André. Estudou no 1º Grupo Escolar. Aprendeu o ofício de tecelão e criou sua própria indústria, a Têxtil Irmãos Rocco, em sociedade com os irmãos. Foi presidente do Corinthians local.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;