Política Titulo Fim do Museu do Trabalho
Prefeitura de São Bernardo publica edital para iniciar Fábrica de Cultura

Administração revogou em definitivo projeto e contrato envolvendo construção do Museu do Trabalho

Por Do dgabc.com.br
29/03/2019 | 13:50
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo anulou e revogou em definitivo nesta sexta-feira (28) o projeto e contrato envolvendo a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador. Paralelamente, o atual governo municipal, encabeçado por Orlando Morando (PSBD), publicou edital para a conclusão do local para abrigar uma Fábrica de Cultura, programa do governo do Estado de São Paulo para inclusão de jovens.

Em nota, o Paço informou que o contrato do museu foi rompido de forma unilateral pela sua “ilicitude”, tendo como empreiteira responsável pela execução a empresa Construções e Incorporações CEI.

Com o edital da Fábrica de Cultura publicado, a empresa vencedora dará início aos serviços assim que a Justiça Federal fizer a liberação após a conclusão dos trabalhos da PF (Polícia Federal), que apura responsabilidade do ex- prefeito Luiz Marinho (PT). O processo segue em trâmite na sua fase final. Até o momento, a Prefeitura somente está autorizada a fazer a vigilância do prédio. Em 60 dias os serviços devem ser retomados.

O plano de construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador ganhou destaque negativo em todo País após a Operação Hefesta, da PF e do MPF (Ministério Público Federal), em dezembro de 2016, apontarem existência de fraudes no processo de execução do projeto básico e da licitação para contratação da empreiteira Construções e Incorporações CEI. Secretários de Marinho chegaram a ser presos acusados de fraudar o certame, porém foram soltos na sequência. Marinho, ex-secretários e empresários são réus em duas ações movidas pelo MPF. O processo apontou que R$ 7,9 milhões do total da obra foram desviados.

Projeto aprovado – Em fevereiro, Morando já havia dado mais um passo para dar a finalidade adequada ao prédio que abrigaria o Museu do Trabalho. Ele vistoriou a obra acompanhado de Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, juntamente com a deputada estadual eleita, Carla Morando (PSDB).

Como o convênio com o Ministério da Cultura foi finalizado em 2018, a Prefeitura irá investir R$ 4 milhões na finalização do prédio. Tendo o aval da Justiça, o objetivo é entregar a Fábrica de Cultura no final de 2019. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;