O objetivo da entidade é premiar profissionais que se destacaram pela luta a favor da cultura nacional no ano anterior. O evento acontece desde 1978.
Para o prêmio de artista contemporâneo, concorrem Artur Barrio, Ernesto Neto, Vik Muniz e Waltercio Caldas. Na de pesquisador, Helouise Costa e Ruth S. Tarasantchi foram indicados. Na de personalidade, disputam Ricardo Brennand, Ruy Mesquita e Ítalo Campofiorito. Na de artista, estão Arcangelo Ianelli, Abraham Palatnik e Franz Weismann. Na de curador, Agnaldo Farias, Daniela Bousso e Paulo Klein foram os escolhidos. Na de instituição, entraram o Centro Cultural Banco do Brasil (Brasília), a Fundação Joaquim Nabuco e o Sesc São Paulo. Na de crítico filiado, encontram-se Jorge Coli, José Neistein, Pierre Santos e Raul Córdula. Na de trajetória de crítico, Geraldo Edson de Andrade, Radha Abramo e Fernando Cocchiarale foram os convocados.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.