Política Titulo Mauá
Comissão tenta antecipar depoimento de Orlando Silva
Júnior Carvalho
do dgabc.com.br
23/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A comissão que analisa pedido de impeachment do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), com base na denúncia de quebra de decoro, pediu que o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), arrolado como testemunha do prefeito no processo, antecipe depoimento para o dia 2 de abril, em vez de falar no dia 10, como o parlamentar havia prometido.

O dia e o local (afirmou que atenderia em seu gabinete em Brasília) escolhidos pelo deputado foram vistos com preocupação pelos vereadores, tendo em vista que a tramitação da denúncia vai entrar em seu último mês. O receio é o de que não seja cumprido o prazo legal de 90 dias para decidir sobre a cassação do prefeito. Após esse tempo, a denúncia é arquivada.

Ainda que tenha pelo menos mais um mês pela frente, a comissão também precisa superar impasses envolvendo depoimentos do ex-secretário João Gaspar (PCdoB, Governo) e do próprio prefeito.

No caso de Gaspar, a comissão pediu que defesa de Atila designe um local para que ele seja ouvido até quinta-feira. Embora tenha sido convocado a ir à Câmara, Gaspar tem restrições judiciais para entrar em prédios públicos. A comissão chegou a pedir que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mauá cedesse um espaço para interrogá-lo, mas não obteve sucesso.

Outro fato que também já foi encaminhado pela comissão que investiga quebra de decoro é a substituição de Wagner Damo por Valdir Damo, ambos proprietários da empresa Lara, como testemunha. O primeiro havia sido convocado para dar depoimento no início do mês, mas também faltou. A troca foi solicitada pela própria defesa do prefeito.

Enquanto isso, a comissão que analisa suposta vacância do cargo ainda não deliberou sobre outro pedido da defesa de Atila, que solicitou que o grupo reconsiderasse a ausência do socialista na data marcada para dar seu depoimento, no dia 13, e marcasse nova data para promover a oitiva. Diferentemente da outra comissão, neste caso, o grupo decidiu que não escolheria nova data para ouvir o prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;