Economia Titulo Sobre a Ford
Sindicato se reúne com governador na 5ª
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
23/03/2019 | 07:05
Compartilhar notícia


Durante a atividade contra a reforma da Previdência, o SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) informou que vai se reunir com o governador João Doria (PSDB) na quinta-feira, dia 28. O intuito é falar sobre as negociações com possíveis compradores interessados na fábrica da Ford de São Bernardo.

No dia 19 de fevereiro, a montadora afirmou que vai sair do segmento de caminhões na América Latina, o que inviabilizaria a fábrica da região, que produz três modelos de pesados e o New Fiesta. Também no mês passado, após reunião no Palácio dos Bandeirantes com o prefeito Orlando Morando (PSDB), o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, Henrique Meirelles (MDB), e o CEO da Ford na América Latina, Lyle Watters, o governador anunciou a iniciativa de procurar uma empresa para assumir as operações e preservar os empregos da planta (cerca de 2.800 trabalhadores).

Doria confirmou que três empresas estariam interessadas na aquisição – sendo que uma dela seria nacional. A Caoa confirmou conversas com a Ford e o Estado sobre o assunto e destacou, em posicionamento, que a montadora norte-americana é marca de extrema importância no Brasil e no mundo e que ambas têm forte parceria há mais de quatro décadas, sendo que a Caoa é a maior distribuidora da marca na América Latina. Apesar da confirmação, ainda não há definição sobre o futuro da planta da região.

O SMABC solicitou a participação nas conversas para acompanhar de perto a garantia dos empregos. O governador já recebeu os sindicalistas no início deste mês, em reunião intermediada pelo prefeito Morando.

No fim do ato, os trabalhadores foram orientados pela entidade a voltar para suas casas e retornar à fábrica somente na próxima terça-feira, quando será realizada uma nova assembleia. As atividades estão paralisadas desde o anúncio do fechamento.

Questionada sobre mais novidades relacionadas à negociação da unidade, a Ford afirmou que não iria se posicionar sobre o assunto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;