Tecnologia Titulo
Número de ataques contra dispositivos móveis dobrou em 2018, diz pesquisa
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
22/03/2019 | 15:44
Compartilhar notícia


Os pesquisadores da Kaspersky Lab verificaram que o número de ataques maliciosos contra dispositivos móveis praticamente dobrou em apenas um ano. Em 2018, foram 116,5 milhões de ameaças contra 66,4 milhões de 2017 – um aumento significativo em usuários únicos afetados. Apesar deste crescimento, a quantidade de malware diminuiu, o que levou os especialistas à conclusão de que os ataques se tornaram mais eficazes e impactantes. Essa e outras constatações fazem parte do relatório A evolução do malware para dispositivos móveis em 2018.

Leia mais
Segurança digital: cinco armadilhas da internet que você deve evitar
Hábito de compartilhar demais na internet coloca sua segurança digital em grande perigo
WhatsApp dá dicas de como identificar mensagens duvidosas no aplicativo

A adoção de smartphones no trabalho e em diversos momentos da vida diária está tornando o mundo mais móvel. Como consequência, os cibercriminosos estão prestando mais atenção à distribuição de malware e aos vetores de ataque. Os canais pelos quais o malware é entregue aos usuários para efetuar a infecção do dispositivo são hoje um elemento fundamental no sucesso de uma campanha maliciosa, já que eles se aproveitam do fato que não há nenhuma proteção instalada nos celulares.

O êxito das estratégias de distribuição é demonstrado não apenas pelo aumento dos ataques, mas também do número de usuários únicos que foram alvo deles. Esse número aumentou de 774 mil em 2017 para mais de 9 milhões no ano seguinte.

Dentre as ameaças detectadas, o crescimento mais significativo foi no uso de Trojan-Droppers, cuja parcela quase dobrou (de 8,63% para 17,21%). Esse tipo de malware foi criado para burlar a proteção do sistema e distribuir todos os tipos de malware, de trojans bancários até ransomware.

Para se proteger, os especialistas em segurança da Kaspersky Lab recomendam:

– Instale apenas aplicativos obtidos nas lojas oficiais;
– Bloqueie a instalação de programas de origem desconhecida nas configurações do seu smartphone;
– Não quebre as restrições do dispositivo, o famoso jailbreak, pois isso pode dar aos cibercriminosos funcionalidades ilimitadas para realizar os ataques;
– Instale as atualizações do sistema e de aplicativos assim que elas são disponibilizadas, isso corrige vulnerabilidades e mantém os dispositivos protegidos.
– Conte com soluções de segurança confiáveis.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por falar em segurança, alguns boatos que rolam na internet podem enganar os usuários e fazê-los entregar dados pessoais. Relembre alguns exemplos – e fique atento:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;