Setecidades Titulo Em Diadema
Moradores discutem propostas para Saúde

Encontro realizado no Cine Eldorado foi destinado a usuários das UBSs da cidade

Por Da Redação
20/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Aproximadamente 100 pessoas participaram, ontem, do início da etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde e 8ª Conferência Estadual de Saúde, em Diadema. O encontro, realizado no Cine Eldorado, foi destinado a moradores referenciados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Inamar, Eldorado e Paulina, bem como funcionários e gestores.

Esta foi a primeira de cinco reuniões que ocorrem, até 4 de abril, para discutir e elencar propostas para melhorar o SUS (Sistema Único de Saúde) em âmbito estadual e nacional. Durante a plenária, que teve como tema Democracia e Saúde, foram apresentados quatro eixos temáticos para discussão: Saúde como direito e o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à saúde; Consolidação dos princípios do SUS e a função reguladora do Estado na estruturação do sistema; Financiamento do SUS e a resistência do SUS frente às formas restritivas de financiamento; e Participação Social – cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo.

A cada encontro, são convidados técnicos da área para palestrar. Para a região Sul foram convidados o economista Jair de Abreu Leme Junior, membro da APSP (Associação Paulista de Saúde Pública), conselheiro estadual e doutorando pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e o médico sanitarista Nicanor Pinto, professor da Unifesp.

“Discutir saúde é muito mais amplo do que discutir simplesmente serviços para alguém que está doente. São inúmeros fatores que interferem, como alimentação, moradia, meio ambiente e transporte. É preciso assegurar o SUS como um sistema de proteção ao cidadão”, afirmou Isabel Senra, representante da Secretaria de Saúde. “Por isso, esses eventos são fundamentais para que a população participe de todo o processo.”

Após as explicações temáticas, os participantes sugeriram uma proposta para cada eixo temático. Todo o material será agrupado com o de outras regiões e levado ao encontro regional, previsto para 9 de abril.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;