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S.Bernardo quer eliminar ônibus a diesel em 20 anos

Denis Maciel/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Medida é uma das obrigatoriedades do edital para concessão do sistema de transporte público


Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC

15/03/2019 | 07:00


 Responsável por atender diariamente cerca de 230 mil passageiros, a frota de ônibus municipal de São Bernardo terá, a partir do próximo ano, substituição gradativa dos atuais veículos a diesel para modelos híbridos e elétricos, cuja tecnologia permitirá a redução da emissão de poluentes na cidade. A determinação, que prevê que a mudança seja concluída num prazo de 20 anos, foi feita pela administração municipal, chefiada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), no processo licitatório aberto ontem para concessão do transporte público do município.

O certame tem o objetivo de definir a empresa ou consórcio que vai operar pelos próximos 25 anos, período prorrogável por mais cinco, as 66 linhas que compõem o sistema da cidade, visando a melhoria do desempenho operacional e do atendimento aos usuários.

A expectativa é a de que interessados na concorrência apresentem propostas até o dia 3 de maio. A conclusão do certame, por sua vez, tem prazo de 45 dias, com início de operação prevista entre o segundo semestre de 2019 e começo de 2020.

No escopo da concorrência, a administração municipal prevê a obrigatoriedade de melhoria da infraestrutura do sistema, como implementação de novos corredores exclusivos segregados, além da instalação de iluminação, painéis de informação sobre horário das linhas, acessibilidade e elementos de segurança em 100% dos pontos de ônibus da cidade.

A vencedora do certame deverá contar com frota de 431 veículos, sendo 42 ônibus deles na reserva. No entanto, com a previsão de inauguração de pelo menos sete corredores, num prazo de até três anos, a quantidade de veículos será reduzida para 409 carros.

Este efeito, segundo a administração municipal, ocorre devido à eficiência na operação com a implementação dos corredores exclusivos de ônibus. Consequentemente, com o ganho de velocidade operacional nas linhas, será possível manter a mesma frequência de viagens, com uma frota menor.

Além de ter a responsabilidade de assumir o sistema de bilhetagem da cidade, a empresa ou consórcio vencedor terá de pagar, num prazo de 90 dias após a assinatura de contrato, outorga de R$ 40 milhões. A estimativa do ganho operacional, por sua vez, é de R$ 47 milhões por ano. O edital determina ainda pagamento de subsídios à concessionária pelas gratuidades – o valor será definido conforme o número de usuários.

 

 



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S.Bernardo quer eliminar ônibus a diesel em 20 anos

Medida é uma das obrigatoriedades do edital para concessão do sistema de transporte público

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC

15/03/2019 | 07:00


 Responsável por atender diariamente cerca de 230 mil passageiros, a frota de ônibus municipal de São Bernardo terá, a partir do próximo ano, substituição gradativa dos atuais veículos a diesel para modelos híbridos e elétricos, cuja tecnologia permitirá a redução da emissão de poluentes na cidade. A determinação, que prevê que a mudança seja concluída num prazo de 20 anos, foi feita pela administração municipal, chefiada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), no processo licitatório aberto ontem para concessão do transporte público do município.

O certame tem o objetivo de definir a empresa ou consórcio que vai operar pelos próximos 25 anos, período prorrogável por mais cinco, as 66 linhas que compõem o sistema da cidade, visando a melhoria do desempenho operacional e do atendimento aos usuários.

A expectativa é a de que interessados na concorrência apresentem propostas até o dia 3 de maio. A conclusão do certame, por sua vez, tem prazo de 45 dias, com início de operação prevista entre o segundo semestre de 2019 e começo de 2020.

No escopo da concorrência, a administração municipal prevê a obrigatoriedade de melhoria da infraestrutura do sistema, como implementação de novos corredores exclusivos segregados, além da instalação de iluminação, painéis de informação sobre horário das linhas, acessibilidade e elementos de segurança em 100% dos pontos de ônibus da cidade.

A vencedora do certame deverá contar com frota de 431 veículos, sendo 42 ônibus deles na reserva. No entanto, com a previsão de inauguração de pelo menos sete corredores, num prazo de até três anos, a quantidade de veículos será reduzida para 409 carros.

Este efeito, segundo a administração municipal, ocorre devido à eficiência na operação com a implementação dos corredores exclusivos de ônibus. Consequentemente, com o ganho de velocidade operacional nas linhas, será possível manter a mesma frequência de viagens, com uma frota menor.

Além de ter a responsabilidade de assumir o sistema de bilhetagem da cidade, a empresa ou consórcio vencedor terá de pagar, num prazo de 90 dias após a assinatura de contrato, outorga de R$ 40 milhões. A estimativa do ganho operacional, por sua vez, é de R$ 47 milhões por ano. O edital determina ainda pagamento de subsídios à concessionária pelas gratuidades – o valor será definido conforme o número de usuários.

 

 

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