Fechar
Publicidade

Sábado, 29 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Grande ABC 100 anos? Agora são 130...

Em março de 1989 a Redação do Diário se mobilizou e fez uma série sobre o primeiro centenário da autonomia regional


Ademir Medici

12/03/2019 | 07:00


Foram 11 páginas de reportagens, mais o Editorial e a então coluna Memória, hoje promovida a página. E o Diário do Grande ABC apresentou ao seu leitor um verdadeiro tratado sobre o primeiro centenário de elevação da freguesia de São Bernardo a município autônomo (1889-1989), separando-se de São Paulo, a Capital.

Todas as editorias foram envolvidas. Vale republicar pelo menos os títulos daquelas matérias, hoje certamente arquivadas nas casas de memória do Grande ABC:

- O drama das enchentes já registrado no século XIX.
- Duas imagens da abertura da atual Avenida Pereira Barreto, em 1895, numa descoberta do historiador Wanderley dos Santos.
- A instalação do município de São Bernardo, em 2 de maio de 1890.
- A eleição dos primeiros vereadores.
- Rafael Guelta entrevista o professor José de Souza Martins, que traça um roteiro dos 100 anos da região.
- Estabelece-se uma saudável discussão sobre o modo de fazer história entre o próprio Martins e o médico Octaviano Gaiarsa, autor do clássico A Cidade que Dormiu Três Séculos.
- Nomes que ficaram na história.
- O que ensinam os nomes de ruas.
- Tecelagens, a origem da expansão industrial.
- Cleide Silva focaliza o primeiro espião e pioneiro industrial. E entrevista Armando Spessotti, 40 anos de trabalho na indústria moveleira.
- Sindicalismo, antiga tradição.
- O que atraiu a indústria automobilística.
- História mostra polícia sem controle da violência.
- O assassinato dos Quaglia em 1919, crime que rendeu reportagens, peças jurídicas, júri simulado, capítulo de livro de Zélia Gattai e até um episódio de rádio: O Crime Não Compensa.
- Nilton Hernandes entrevista Nivaldo Leme, delegado aposentado que contou suas experiências no Grande ABC.
- A arte do Grande ABC revela os seus passos no centenário.
- História prova a evolução de todos os esportes: os primeiros clubes, o histórico gol de Pelé no Estádio Américo Guazzelli, o acesso do EC Santo André à Primeira Divisão, o basquete feminino das estrelas de São Caetano, o vôlei de ouro nascido em Santo André...
- Renda per capita é quase o dobro da média do País.
- Em Editorial, Fausto Polesi mexe com a classe política: cabe aos novos prefeitos a decisão de uma nova emancipação, 100 anos depois.
- Assinam as matérias jornalistas como Eliane Pereira, Rosangela Espinossi, Iracema Gomes de Mesquita, João Colovatti, Luciano Vicioni e a equipe toda.
- Nós, em Memória, iniciamos uma série com notícias centenárias.
E agora, 30 anos depois da série, 130 anos depois da emancipação da região, que caminhos segue o Grande ABC? O que história e memória podem contribuir na busca da verdadeira identidade regional?

Interação com Facebook

‘O poeta das massas de tomate’

A grande vantagem das filas é que elas permitem encontros inesperados. No Brasil contemporâneo a fila é uma instituição nacional.

Da crônica de Lourenço Diaferia publicada pelo Diário em 12 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 12 de março de...

1889 – Criado o município de São Bernardo, hoje Santo André, com abrangência sobre a área do atual Grande ABC.
1919 – Com a área do terreno adquirido ultimamente pela Prefeitura, o cemitério local tornou-se bastante espaçoso, no caso, o atual Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, Santo André.
- Antonio Queiroz dos Santos recupera-se de enfermidade. Ele é definido pelo correspondente do Estadão em Santo André como comissário na vizinha praça de Santos.
Internacional
- Do noticiário do Correio Paulistano: o Brasil faz parte da Comissão Econômica da Conferência da Paz.
- Do noticiário do Estadão: a próxima solução das questões das fronteiras alemãs.
1969 – Apollo 90 retorna a salvo à Terra depois de testar o módulo lunar.
1979 – Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema deflagram greve, a primeira paralisação geral de uma categoria na história contemporânea do sindicalismo brasileiro.
1984 – Grande ABC FM firma contrato com a Fermata Indústria Fonográfica. Discos e fitas cassetes com músicas selecionadas das grandes orquestras levarão o logotipo da emissora stéreo, sexto lugar entre as FMs da Grande São Paulo.
O contrato foi assinado por Edson Danilo Dotto, diretor-geral do grupo Diário, e os diretores da gravadora, Vanderlei Zan e Enrique Lebendiger.

Diário há 30 anos

Domingo, 12 de março de 1989 – ano 31, edição 7011

Manchete – PMDB procura seu rumo para a eleição. Em convenção nacional, ao partido decide se vai ou não romper com o governo federal do presidente José Sarney.

Hoje

- Dia do bibliotecário.
Sobre a data, escreveu à Memória, cinco anos atrás, Marilim Fogo, bibliotecária e professora:
Como forma de parabenizar esses profissionais, foi criado o Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, data do nascimento de Manuel Bastos Tigre, bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista, publicitário, engenheiro, teatrólogo, filatelista brasileiro.

Santos do Dia

- Bernardo de Cápua
- Gregório I
- Inocêncio I. Papa durante 16 anos

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 12 de março:
- Em São Paulo, Itapirapuã Paulista, Nova Campina, Paraguaçu Paulista, São Lourenço da Serra e Zacarias
- Em Sergipe, Divina Pastora, Moita Bonita e Rosário do Catete
- Em Pernambuco, Olinda e Recife, a capital – cidades vizinhas. Recife foi fundada em 12 de março de 1537
- No Paraná, Paraíso do Norte

Fonte: IBGE



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;