Cultura & Lazer Titulo Vitória
Ilustrador do Diário ganha prêmio de cartum em Portugal

Fernandes conquista primeiro lugar ao retratar Bob Dylan

Por Vinícius Castelli
12/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Criado em 1999 e organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, o PortoCartoon-World Festival, um dos mais importantes eventos de cartum do mundo, tem como ganhador em uma de suas categorias na edição deste ano o ilustrador do Diário Luiz Carlos Fernandes.

O artista faturou o primeiro lugar na categoria prêmio especial de caricatura, dedicado ao cantor, violonista e compositor norte-americano Bob Dylan. “Participo desse evento sempre que posso. Mas esta é a primeira vez que levo o primeiro lugar. E isso é muito importante para mim, pois é disputado por gente do mundo todo”, celebra o ilustrador.

Fernandes explica que a caricatura que preparou foi produzida especialmente para concorrer no festival. “A obra é inédita. Não tinha publicado nem nas redes sociais. Foi feita com lápis em papel canson”, conta Fernandes.

Esta não é a primeira vez que o artista ganha prêmio no PortoCartoon-World Festival. A estreia foi em 2004, com menção honrosa por trabalho referente aos Jogos Olímpicos. Faturou ainda terceiro lugar por desenho de Charles Chaplin (2016) e menções honrosas por caricatura do escritor Ernest Hemingway (2015) e do cineasta Woody Allen (2018).

“Esse primeiro lugar é algo que faltava na minha carreira. É um prêmio que sempre persegui. Eu tentava e batia na trave sempre. Mas agora deu certo. É algo muito importante. Em junho irei para Portugal receber troféu, dinheiro e uma caixa de vinho”, comemora o artista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;